Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências

Instituto da Droga e ToxicodependênciaA droga e as toxicodependências são uma problemática que afecta a nossa sociedade e torna-se importante reflectir e agir em medidas que estimulem a prevenção primária das toxicodependências, de forma a promover estilos de vida saudáveis entre a população.

Plano Municipal de Prevenção Primária das ToxicodependênciasNeste sentido em Setembro de 2004 foi assinado protocolo entre o Instituto da Droga e Toxicodependência e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Faz parte do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências (PMPPT) o projecto “Esperança”, o qual tem como entidade promotora a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António.

Este projecto dirige-se a pais e famílias e pretende a melhoria da qualidade de vida das famílias, através de actividades de educação para a saúde e cidadania.

No âmbito deste projecto foi criado um Gabinete de Apoio ás Famílias, o qual funciona nas instalações da Santa Casa da Misericórdia (traseiras do Lar de idosos) de 2.ª a 6.ª feira entre as 10h00m e as 13h00m. São ainda realizadas, mensalmente, acções de sensibilização sobre diversas temáticas.