Projecto Escolhas Vivas

Por Gabinete de Apoio ao Presidente

2011-2-18

RESUMO DE ACTIVIDADES DO PROJECTO ESCOLHAS VIVAS ANO 2010


1. O projecto Escolhas Vivas, desenvolveu sobretudo a sua actividades no âmbito da intervenção comunitária concelho de Vila Real de Santo António, abrangendo um público–alvo (destinatários / beneficiário num total de cerca de 400 indivíduos residentes (incluindo descendentes imigrantes e em particular a comunidade cigana).

2. A sua intervenção foi desenvolvida no concelho sobretudo em contexto escolar, (Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António: CEF - Operadores de Informática; Turma Profissional de Turismo; Escola do 1.ºciclo de Vila Nova de Cacela e Manta Rota; Agrupamento de Escolhas D. José I (turma TPA; CEF - Jardinagem, 1.º ciclo (escola de Santo António).

3. Dentro da Sede do Projecto, foram desenvolvidas de segunda a sábado, actividades regulares que constam no PDA – Plano de Actividades do Projecto / Relatório de Avaliação (Ver anexo) nas áreas do Apoio Escolar; Dança Flamenco, Artes de Circo; Actividades Desportivas, Atelier de Pintura, Educação Ambiental; Jornal, Hora do Conto; Tratamento de Imagem, Escola Virtual – CIDNET, Formação em Informática, certificada pelo Programa Escolhas; Exposição de fotografia e pintura, Acções de sensibilização temáticas.

4. De igual modo, o projecto participou em diversos eventos socioculturais, a nível do concelho destacam-se: "Os dias de Cacela: "Poesia na Rua"; trabalho de Arqueologia", "Mercadinho"; organizado pelo CIP – Centro de Investigação e informação do Património de Cacela, ADRIP – Associação de Defesa, Património de Cacela Velha; Worshop de Flamenco da Academia Gracia Dias, actividades diversas (artes de circo e teatro com a companhia de teatro "FECH´ ÓPANO"; exposições de trabalhos desenvolvidos pelos destinatários / beneficiários (Fotografia e Pintura; Reciclagem) organização de formações na área de qualificação e Mediação Sociocultural, organização de visitas temáticas a nível regional e nacional (museus; casa da cultura; biblioteca, instituições e intercâmbio com outros projectos) educação ambiental, outras.

5. Participações de eventos regionais / nacionais: "Escolhas Portas Abertas" - Seminário Para a Inclusão na Universidade do Algarve; participação dos jovens de projecto em iniciativas do ACIDI / PROGRAMA ESCOLHAS (Navio do Escolhas / Madeira com cobertura do programa Nós; Encontro Europeu de Associações de Ciganos em Abrantes com a actuação do grupo de dança flamenco do projecto; Colónia de férias em Setúbal; entre outras.

Através do desenvolvimento das actividades, procurou-se responder aos principais objectivos do projecto previstos na candidatura do projecto: combate ao absentismo; abandono precoce escolar; inclusão pela arte; apoio psicossocial; inclusão social; interacção familiar, entre outros.


Equipa do Projecto

 

JORNAL PROJECTO ESCOLHAS VIVAS - FEVEREIRO

http://issuu.com/escolhas/docs/fev2011

 

FOTOS

workshop tenis e padel

colonia ferias

tic

educacao ambiental

flamenco

jornal escolhas

feira da praia

limpar portugal

poesia na rua

praia

 

Relatorio avaliacao.pdf


PDA_Escolhas_Vivas_Janeiro_Junho_2011.pdf
986,87 Kb