Banco Local de Voluntariado

Por Gabinete de Apoio ao Presidente

2008-1-29

Banco Local de Voluntariado - Estão abertas inscrições

blv logo

 

O que é o BLV?
É um espaço de encontro entre a oferta e procura de voluntariado, ou seja, entre as pessoas que pretendem exercer voluntariado e as entidades promotoras de Voluntariado, que manifestem interesse em receber voluntários e em coordenar a sua atividade.
Foi oficialmente criado a 3 de Fevereiro de 2010, através da celebração de um protocolo entre o município e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.
No entanto, o município contava já com 4 anos de experiência na área do voluntariado, sobretudo juvenil, nomeadamente com a participação de mais de duas centenas de jovens voluntários em eventos desportivos, entre os quais se destaca o Mundialito de Futebol.
O Banco Local de Voluntariado funciona na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, onde atualmente se encontra a Divisão de Ação Social do Município de Vila Real de Santo António.
Encontra-se aberto ao público de 2ª a 6ªfeira entre as 9h30 e as 15h00.

Link noticia sobre abertura do BLV:

2010_0300_Jornal do Baixo Guadiana_p11_voluntariado vrsa.pdf

Objectivos:
-  Receber candidaturas de pessoas interessadas em fazer Voluntariado e de Entidades promotoras de Voluntariado 
-  Realizar entrevistas com candidatos para exercer voluntariado de modo a conhecer as pessoas, as suas características e adequar as pessoas aos projetos de voluntariado existentes
-  Realizar entrevistas com as entidades promotoras de Voluntariado no sentido de conhecer os seus objectivos face ao voluntariado 
-  Proceder ao encaminhamento de voluntários para entidades promotoras de Voluntariado com base na análise realizada a partir das entrevistas;
- Monitorizar a inserção dos voluntários nas organizações para onde foram encaminhados;
-  Disponibilizar ao público informações sobre Voluntariado;
-  Promover ações de formação inicial para os voluntários.

Link Protocolo: protocolo.pdf

Link Regulamento: Regulamento BLV.pdf


Como fazer parte do BLV:

Inscrição como Voluntári@
Envie-nos a sua ficha de Inscrição (Link) para o nosso email, por correio ou entregue diretamente nos nossos serviços.

Ficha inscrição voluntários.doc

Inscrição como Organização Promotora de Voluntariado?
Envie-nos a ficha de Inscrição (Link) da sua entidade para o nosso email, por correio ou entregue diretamente nos nossos serviços.

ficha inscriçao entidades.doc

 


Entidades parceiras:

Atualmente estão inscritas as 9 seguintes:
1. Associação de Beneficência “A Manta”,
2. Associação de Beneficência “Mão Amiga”,
3. Associação Pais em Rede do Baixo Guadiana,
4. Associação Sonhar,
5. Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de VRSA,
6. GUADI - Centro de Animais,
7. INOVINTER - Centro de Formação e Inovação Tecnológica,
8. Junta de Freguesia de Monte Gordo,
9. Santa Casa da Misericórdia de VRSA,

Atividades realizadas

Atividades 2011.pdf

Atividades 2012.pdf

 

 

Projectos
• Voluntariado nas escolas do Concelho de Vila Real de Santo António
A partir de Janeiro de 2012, iniciou-se o programa de voluntariado em duas escolas do concelho, com duas vertentes:
- Apoio às refeições escolares e na vigilância, onde participaram 8 voluntárias que tiveram como função ajudar as crianças do pré-escolar e 1ºciclo a tomar a refeição do almoço e prestar apoio à vigilância durante os intervalos.
• - Acompanhamento escolar, onde participaram 4 voluntárias, professoras reformadas, que tiveram como funções aconselhamento, orientação e intervenção direta junto dos alunos em apoio pedagógico e psico-social. Este voluntariado esteve integrado no âmbito da Comissão de proteção de crianças e jovens em risco (CPCJ).
Para o ano lectivo 2012/2013 está prevista a continuidade deste programa de voluntariado.

• Voluntariado na Associação Sonhar:
Durante o mês de julho foram integradas 3 voluntárias nesta associação, na vertente de apoio à venda de artigos em 2ª mão, cujos lucros comparticipam atividades de caráter cultural e educativo para o público em geral.
Para além desta vertente, a associação está ainda aberta a receber voluntários que dinamizem workshops/ateliers.


• Projeto Escolhas Vivas:
Este projeto recebeu uma voluntária durante um trimestre, que orientou um atelier de artes plásticas com as crianças e jovens que fazem parte do projeto, tendo terminado no final do ano letivo.
O projeto continua interessado em receber voluntários com interesse e aptidão para desenvolver workshops/ateliers com as suas crianças e jovens.

• Guadi:
Esta associação, que desenvolve a sua atividade na área da defesa dos direitos dos animais, na prestação de cuidados de saúde, alimentação e promoção da adoção de animais abandonados, conta com a colaboração de 2 voluntárias do BLV e mantem a porta aberta a todo aquele que desejar ajudar os animais. Podendo o voluntariado ser desenvolvido diretamente no canil/gatil intermunicipal, ou noutras atividades, tais como campanhas de recolha de alimentos, venda de artesanato em mercados, apoio administrativo à direção, etc.

• Mercado de Trocas outonal
Dando continuidade ao Mercado Solidário e Mercado de trocas que o Banco Local de Voluntariado tem vindo a dinamizar, iremos realizar um novo evento, desta vez na cidade de Vila Real de Santo António.
O mercado irá funcionar nos mesmos moldes dos outros mercados (Ver Atividade realizadas). No entanto, desta vez, as trocas entre bens/serviços serão diretas, deixando de fora do mercado a moeda de troca até agora utilizada, o pombalino. Pretende-se que os participantes valorizem a troca direta sem recorrer a uma moeda fictícia.
Este evento está agendado para dia 29 de Setembro, na Praça Marquês de Pombal, entre as 14h e as 18h00.

 

Contactos:
Tel. 281510085/87/93
Email: voluntariado@cm-vrsa.pt
Web: cm-vrsa.pt
Facebook: Banco Local de Voluntariado