Casa do Avô

Por Por Gabinete de Apoio ao Presidente

2009-7-13

A Casa do Avô é um centro de actividade sénior na área de desenvolvimento de competências. Do ponto de vista da acção social constitui um equipamento que tende a ser considerado essencial porquanto começa a ser lugar comum que a franja poplulacional acima dos 65 anos será cada vez mais um alvo, a todos os níveis primordial.

Entre a Universidade dos Tempos Livres e/os Centros de Saúde, a Casa do Avô encontra a sua razão de ser na oferta aos utentes de um ambiente em que o bem-estar, a troca de experiências e o respeito pela individualidade, a animação social e cultural são um factor sempre presente em que todas as actividades têm um sentido promocional e promovem as capacidades aos mais diversos níveis.

A par deste ambiente uma equipa técnica orientada num sentido holístico da compreensão do ser humano constituída por profissionais dirigidos para as áreas físicas, social e psicológica, permite a prevenção primária da deterioração das capacidades, a prevenção secundária das dificuldades já existentes, muitas vezes crónicas.

É essencial, na Casa do Avô, acreditar que o processo de aprendizagem e aquisição de competências está sempre presente, que a despistagem precoce de perturbações de toda e qualquer ordem melhora o prognóstico e que o encaminhamento rápido e eficaz para as entidades competentes minora as consequências.

Assim, uma equipa constituída animador sócio-cultural e auxiliar de geriatria, terapeuta ocupacional, técnico de desporto, podólogo, fisioterapeuta, psicólogo, massagista, enfermeiro e técnico de serviço social, trabalha em conjunto para a manutenção e melhoria de qualidade de vida para todos aqueles que, ainda cheios de força, se permitem acreditar que é possível, a partir dos 65 anos, ter uma vida plena, dinâmica e com projectos para amanhã.

 

FOTOS

 

avo

 

casa