2013-5-15

O concelho de Vila Real de Santo António, bastante privilegiado pelas suas magníficas praias, além das qualidades naturais e únicas que as caracterizam, faz todos os anos um enorme esforço para que todos aqueles que nos visitam usufruam das melhores condições, situação que desde à muito reconhecida através da atribuição do galardão Bandeira Azul às praias do concelho, nomeadamente, Praia de Santo António, Praia de Monte Gordo, Praia da Lota e Praia da Manta Rota.


O que é o Programa Bandeira Azul da Europa?


A Campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), com o apoio da Comissão Europeia, tem como objectivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.


A Campanha apresenta três vertentes: praias, portos de recreio e embarcações de recreio, tendo como instrumento o galardão "Bandeira Azul da Europa". O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A nível internacional, a Bandeira Azul da Europa é reconhecida como um eco-label, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, estando em curso negociações para a sua adopção por países de outros Continentes. A estrutura de funcionamento da Campanha em Portugal, assim como o seu processo de decisão assenta na colaboração entre entidades públicas e privadas com responsabilidades ou interesses nas praias.


Este galardão, válido por uma época balnear, é voluntário ou seja, cabe às entidades locais apresentarem ou não a sua candidatura anual.


Quais os Requisitos para que uma Praia tenha Bandeira Azul?


A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios.

Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos:
I. Informação e Educação Ambiental (1-6);
II. Qualidade da Água (7-11);
III. Gestão Ambiental e Equipamentos (12-25);
IV. Segurança e Serviços (26-32).

Para conhecer em pormenor os critérios aceda aqui:  criterios_ba_praias.pdf

 

Campanha Bandeira Azul 2014

O Município de Vila Real de Santo António, no âmbito da Campanha Bandeira Azul, organizou, durante o ano de 2014, algumas atividades de Educação Ambiental, entre elas diversos apelos relativos ao tema Poluição dos Oceanos.

 

Eis os conselhos deixados aos utentes durante a época balnear:

• A poluição do mar provoca a destruição dos ecossistemas marinhos e litorais matando ovos, larvas, peixes e mamíferos.

• Os produtos que mais poluem os oceanos e marés são detergentes, óleos de cozinha, produtos químicos e metais pesados.

• Uma simples caixa de cartão demora no mínimo 6 meses a degradar-se no oceano.

• Devido á poluição marinha perdeu-se uma grande parte da biodiversidade da fauna e flora.

• 7 Milhões de toneladas de lixo são despejados anualmente no oceano.

• A poluição marinha provoca desequilíbrio ecológico.

• Centenas de animais morrem pois confundem sacos de plástico com alimento.

•  Aves aquáticas quando contaminadas com petróleo, morrem afogadas pois as suas penas não permitem o voo.

• O lixo radioativo demora cerca de 250.000 anos até desaparecer totalmente do oceano.

• Só devemos deitar no oceano aquilo que os peixes podem comer.