Mata

Numa extensão com cerca de 3 Km entre Vila Real de Santo António e Monte Gordo, poderá passear tranquilamente num dos vários "caminhos no pinhal", observando o meio ambiente envolvente.

Observe a vegetação dunar constituída principalmente por estorno (Ammophila arenaria), cordeiros-da-praia (Otanthus maritimus), cardo-marítimo (Eryngium maritimum) e narciso-das-areias (Pancratium maritimum).

Junto a Monte Gordo encontra-se um parque de merendas onde poderá relaxar à sombra dos pinheiros mansos (Pinus pinea).

A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António assume um papel de protecção desta região, funcionando como meio de fixação do sistema dunar, controlando os ventos marítimos e abrigando fauna selvagem. A Mata alberga uma importante população de Camaleão, réptil que tem aqui um dos últimos redutos do seu habitat natural.

O solo arenoso dificulta a fixação da vegetação sendo o coberto arbóreo constituído, quase exclusivamente, por Pinheiro-bravo e algumas manchas localizadas de Pinheiro-manso. A mata tem actualmente uma importante função social cuja manutenção é essencial para a valorização da qualidade de vida da população em seu redor.

Quando visitar a Mata cumpra as seguintes regras:

Seja discreto, evitando fazer ruídos;
Não danifique nem colha plantas ou parte delas;
Não perturbe a fauna;
Não deite lixo para o chão;
Não faça lume.