Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Agenda
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete VRSA EmpregoEurocidade do GuadianaAssociativismo

VI Jornadas de História do Baixo Guadiana

VI Jornadas de História do Baixo Guadiana

29 de março de 2019

2ª Sessão 2019

10h00 > 16h00. Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes

 

Programa:

9h50 > Abertura

10h00 > António Branco - Comunicação: «A construção do herói num episódio da Crónica da Conquista do Algarve»

Resumo: Aos olhos de um leitor atento, pode ser muito aliciante o modo como os textos historiográficos portugueses dos sécs. XIV e XV inscrevem os factos narrados no plano da “verdade histórica”. Na observação próxima dos instrumentos e das estratégias utilizados para atingir essa finalidade, consegue por vezes detetar-se uma certa arbitrariedade do conceito, que facilmente se torna relativo, passando a depender não tanto da “fidelidade” com que se conta o passado, mas da “habilidade” do historiador-escritor, sobre a qual me debruçarei a propósito de um trecho da Crónica da Conquista do Algarve que é, neste contexto, paradigmático: trata-se do episódio da conquista de Tavira, relatado nos Caps. V e VI.

10h45 > Pausa

11h00 > Armando Amaro - Comunicação: «A industrialização e a evolução urbana no Algarve: o caso de Vila Real de Santo António (1865-1960)»

Resumo: No final do século XIX, em Portugal, vilas e cidades iniciaram um processo de rápido crescimento devido à industrialização. No litoral algarvio, a indústria conserveira foi a principal responsável por esse desenvolvimento, atraindo a população trabalhadora para os centros urbanos. Várias foram as transformações urbanas, passando pela habitação económica até aos novos planos de urbanização.  

13h00 > 14h30 – Pausa Almoço

14h30 > Visita aos espaços das antigas unidades conserveiras conduzida por Armando Amaro.

 

Participação gratuita mas sujeita a inscrição

Marcação: arquivo | 281 510 260 | arquivomunicipal@cm-vrsa.pt

Local do evento