Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Vila Real de Santo António é Município Amigo da Juventude

02/06/2023

Vila Real de Santo António recebeu a distinção de «Município Amigo da Juventude», no III Encontro de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), com apoio da Câmara Municipal de Pinhel.

  • III Encontro de Municípios Amigos da Juventude
  • III Encontro de Municípios Amigos da Juventude
  • III Encontro de Municípios Amigos da Juventude
  • III Encontro de Municípios Amigos da Juventude

Em representação da autarquia de VRSA, o vereador com o pelouro do Desporto e Juventude, Álvaro Leal, recebeu a bandeira, o diploma e a certificação do «Selo de Município Amigo da Juventude», com 4 estrelas, correspondente a 7 dos 9 critérios necessários para a distinção.

A avaliação é feita pela FNAJ e validada por um comité constituído por um representante da FNAJ, um representante do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), um representante da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto, CES, e um representante da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM).

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, juntou-se a esta iniciativa, que decorreu no Centro Logístico de Pinhel, a 26 de maio, e contou com cerca de 300 participantes, entre presidentes de autarquias, vereadores, técnicos municipais e jovens.

Dos 161 municípios da rede, 35 receberam o diploma com a categoria 3 estrelas, 61 com a categoria 4 estrelas e 15 com a categoria de 5 estrelas, reunindo a totalidade dos critérios necessários.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, fundada em 2020 pela FNAJ, é uma plataforma de contacto, pioneira na sua conceção e assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude. O seu principal objetivo é incentivar a implementação de medidas estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos jovens.

 

Sobre a FNAJ

A missão da Federação Nacional das Associações Juvenis é a representação do tecido associativo juvenil nos poderes públicos e políticos, de forma a defender os interesses e as necessidades da juventude portuguesa.

A FNAJ funciona como estrutura chapéu para as associações, tendo um papel relevante na criação de oportunidades, no empoderamento juvenil e na promoção do trabalho em rede entre os movimentos associativos.

Atualmente, conta com cerca de 500.000 jovens envolvidos, de norte a sul do país, e 1200 associações filiadas.