Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

«A Copa do Guadiana» reúne milhares de futebolistas em Vila Real de Santo António

«A Copa do Guadiana» reúne milhares de futebolistas  em Vila Real de Santo António

14/06/2017

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 25 e 30 de junho, a quinta edição d’ «A Copa do Guadiana», o maior torneio ibérico de futebol juvenil que, este ano, contará com cerca de 4.000 participantes e 224 equipas nas modalidades de futebol de 5, 7 e 11.

Benfica, Porto, Sporting, Atlético de Madrid, Real Betis Balompié, Sevilha e Málaga são algumas das formações portuguesas e espanholas que disputarão em campo a vitória desta prova organizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o Ayuntamiento de Ayamonte (Espanha).

Durante o torneio, são esperadas mais de 20.000 pessoas, o que representará um impacto económico estimado de 2,5 milhões de euros para a região, valor que estará distribuído pela hotelaria e restauração, bem como pelo comércio local. É aguardada a visita de clubes e famílias vindos de Norte a Sul do país, bem como dos Açores e Madeira.

Os jogos terão lugar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, Campo Francisco Gomes Socorro e Complexo Desportivo de Monte Gordo (em Portugal) e Estádio Blas Infante, Estádio Ciudad de Ayamonte e Isla Canela Golfe (em Ayamonte, Espanha) e decorrerão diariamente entre as 8h30 e as 20h30.

Estão alocadas ao evento cerca de 80 pessoas para suporte e apoio, nomeadamente ao nível técnico. Durante toda a prova, será criada a linha «Guadiana Bus» para transportar os milhares de atletas, dos 7 aos 14 anos, entre os alojamentos e os locais dos jogos e das cerimónias.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «A Copa do Guadiana é um dos eventos desportivos mais importantes da região, já que mexe com a cidade e com o município. Representa um grande impulso e esforço em prol da economia da Algarve».

Para a organização da Copa do Guadiana, «este é um dos pontos altos da época, estando criadas todas as infraestruturas necessárias para a concretização de grandes momentos futebolísticos, juntando os melhores jogadores da atualidade dos diferentes escalões do futebol jovem».

A cerimónia de abertura da prova está marcada para o dia 25 de junho, às 20h30, no Complexo Desportivo de VRSA. À exceção da abertura, cujo ingresso tem o valor de 8 euros, todos os jogos do torneio têm entrada livre.