Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Poesia volta às ruas de Cacela Velha

Poesia volta às ruas de Cacela Velha

13/09/2017

As ruas da vila histórica de Cacela Velha voltam a encher-se de poesia, a 16 de Setembro, com mais uma edição da «Poesia na Rua».

Durante todo o dia, os recantos desta localidade – onde as ruas possuem topónimos dedicados a poetas que escreveram sobre Cacela ou ali viveram – oferecem aos visitantes sessões de poesia, conversas, apresentações de livros, mesas redondas, um mercado de rua com livros e produtos locais, bem como oficinas criativas para os mais novos.

A iniciativa tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que nasceram ou se inspiraram em Cacela Velha, como Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago.

E porque esta é uma festa em redor das palavras, haverá muitas obras para ler e consultar diante do magnífico cenário natural de Cacela Velha, bem como um «estendal de poesia» onde cada visitante será convidado a deixar o seu poema ou levar consigo aquele que mais gostar.

O programa começa às 10h30, com atividades para os mais novos, onde se destaca a caça ao poema, hora do conto, leitura de poemas e oficinas criativas: «Palavras que voam nas asas de uma borboleta» e construção de mandalas de lã a partir de poemas do livro «Pó de estrelas» de Jorge Sousa Braga.

A partir das 15h30 tem lugar a apresentação das obras «Púrpura Voz», de Adão Contreiras, «Este obscuro objecto do desejo», de Tiago Nené e do nº1 da revista «Poesia a Sul».

Ao longo da tarde, haverá ainda espaço para a conversa «Ontem, hoje, amanhã: a poesia do/no Algarve está viva e recomenda-se?», moderada por Fernando Cabrita e para a mesa redonda «Escrever Poesia – Porquê? Para quê? Para quem?» moderada por Adriana Freire Nogueira.

O programa integra também a performance «Quem quer ser poeta?», o percurso poético «A poesia é um imenso território de amor», bem como a apresentação de livros com os Poetas do Guadiana.

À noite, pelas 21h30, a festa da poesia encerra, com poemas ao ritual de Cacela – terra de poesia, onde cada participante poderá livremente declamar poesia. A sessão contará com o acompanhamento musical dos «Funkarmonica».

A «Poesia na Rua» é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela. A entrada é livre.

 

Documentos para Download