Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA recebe Copa «Alma» Europa da Fundação Real Madrid

VRSA recebe Copa «Alma» Europa da Fundação Real Madrid

28/06/2018

A Escola Sócio Desportiva de Vila Real de Santo António da Fundação Real Madrid acolhe, entre os dias 2 e 5 de julho, a «Copa Alma», torneio que reúne as equipas e escolas que mais se destacam no trabalho de integração social e desportivo promovido pelo emblema madrileno.

Pela segunda vez, VRSA é a cidade anfitriã da iniciativa que junta as escolas que melhor têm cumprido os objetivos definidos pela fundação merengue, cujo mérito é já reconhecido em todo o mundo, e premeia valores como a solidariedade, a motivação ou a igualdade.

A realização do evento no Algarve evidencia as boas práticas e os excelentes resultados alcançados pela Escola Sócio Desportiva vila-realense, a qual já desenvolve atividade há sete anos e formou perto de um milhar de jovens.

O torneio de futebol terá lugar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e reunirá dezenas de crianças - em equipas mistas,- com idades entre os 12 e os 13 anos, vindos de Portugal, Marrocos, Roménia, Rússia, Hungria e Espanha.

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a organização deste encontro pela nossa Escola Sócio Desportiva é a prova do reconhecimento do bom trabalho desenvolvido nos últimos anos, ao qual a autarquia se associou desde o primeiro momento».

«Com o apoio de uma equipa de técnicos e profissionais, temos procurado a integração de jovens de VRSA em situação de risco, com dificuldades de aprendizagem ou inseridos em meios onde não é possível a prática desportiva, incentivando formas de vida saudáveis e incutindo nas crianças sinalizadas pelas entidades parceiras valores como a solidariedade ou o espírito de equipa», prossegue Conceição Cabrita.

 

Sobre a Escola Sócio Desportiva de VRSA da Fundação Real Madrid

A Escola Sócio Desportiva de VRSA da Fundação Real Madrid foi fundada em 2011, através de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de VRSA.

Esta, que foi a primeira escola do Real Madrid a nível nacional, conta, no ano letivo 2017-2018, com uma centena de crianças com idades entre os 6 e os 13 anos e engloba as modalidades de futebol e basquetebol. Ao longo dos seus cinco anos de atividade, deu já formação a mais de meio milhar de alunos.

As metodologias utilizadas visam premiar o mérito e têm em conta fatores como as notas escolares, o comportamento, bem como a assiduidade dos alunos a frequentar as atividades da Fundação.

Para garantir o bom desempenho da escola, os técnicos responsáveis pelo projeto desenvolvem regulamente ações de formação e monitorizam os resultados, que são periodicamente enviados para a sede da Fundação.