Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

EDP instala 1500 luminárias led em Vila Real de Santo António

EDP instala 1500 luminárias led em Vila Real de Santo António

06/11/2019

Investimento e modernização da rede de iluminação pública permite reduzir custos e diminui pegada ecológica do município.

Ao abrigo do contrato de concessão com o município de Vila Real de Santo António, a EDP Distribuição está a proceder à substituição das antigas luminárias de vapor de mercúrio e sódio da rede de iluminação pública por 1500 luminárias led.

Com esta medida, mais de 20 por cento da iluminação pública do concelho utilizará lâmpadas LED, permitindo uma significativa redução de consumos e a consequente diminuição da fatura de energia.

Este plano irá decorrer, gradualmente, até final do ano, em todas as freguesias, podendo prolongar-se durante os primeiros meses de 2020.

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «o recurso à tecnologia led permitirá aumentar os níveis de eficiência do município e a segurança de pessoas e de bens, diminuindo a fatura energética e as necessidades de manutenção».

Além disso, proporcionará melhores condições de conforto visual e permitirá aumentar o tempo de vida útil e durabilidade dos sistemas de iluminação, com importantes ganhos em termos de sustentabilidade ambiental.

As principais localidades onde irão decorrer algumas destas substituições, por escolha da EDP, tendo em consideração o tipo de iluminação atualmente existente, são: Pedra Alva, Nora, Ribeiro do Junco, Beco, Buraco, Monte Fino, Vila Nova de Cacela, Manta Rota, Monte Gordo, Vila Real de santo António, Aldeia Nova, Hortas, Carvoeira e Bornacha.

Através desta campanha, a EDP Distribuição e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António prosseguem a sua estratégia de modernização da rede de distribuição e de adoção de novas tecnologias essenciais à transição energética e à descarbonização, em linha com o Plano Nacional de Energia e Clima.

A opção por equipamentos mais sustentáveis representa também um contributo significativo para o reforço da qualidade de vida das populações e da iluminação pública.

Estima-se que, até ao final do ano, mais de 20% do parque existente em Portugal Continental seja constituído por luminárias LED, contribuindo assim para uma redução da pegada ecológica (em 40,3 mil toneladas por ano) e para uma diminuição do consumo de eletricidade (em 80,1 milhões de kWh/ano).