Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Município de Vila Real de Santo António combate desperdício alimentar nos refeitórios escolares

Município de Vila Real de Santo António combate desperdício alimentar nos refeitórios escolares

07/01/2020

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António iniciou mais uma medida de solidariedade social através da entrega de refeições confecionadas e não consumidas nas cantinas escolares à associação ReFood, colocando, desta forma, um travão no desperdício alimentar.

Esta parceria visa garantir que o excedente alimentar produzido nos refeitórios possa ser aproveitado, colmatando a carência alimentar de alguns munícipes ou famílias.

A cooperação prevê assim a recolha, pelo núcleo local da ReFood, da comida sobrante nas cantinas das escolas EB1/JI Santo António, em VRSA, e JI Manuel Cabanas, em Vila Nova de Cacela, as quais são geridas pelo município.

O núcleo ReFood de Vila Real de Santo António foi fundado em 2017, tendo, ao longo dos últimos dois anos, organizado as condições logísticas para operar e assegurar uma rede de parceiros e voluntários.

Entrou em funcionamento pleno no passado mês de outubro, estando o seu centro de operações e sede localizado no armazém n.º 3 da Docapesca, em VRSA.

Atualmente, conta com uma rede de quase duas dezenas de parceiros/pontos de recolha de alimentos em VRSA, integrando já um núcleo de 45 voluntários que efetuam a recolha dos bens e asseguram a sua distribuição junto das famílias referenciadas.

O combate ao desperdício alimentar nos refeitórios é uma preocupação do Município de Vila Real de Santo António que assume, igualmente, a responsabilidade social no combate à fome e à pobreza.