Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA promove «Cãominhada» em todas as freguesias do concelho

Cãominhada

21/10/2022

O município de Vila Real de Santo António, em parceria com a associação Guadi - Centro de Animais e as Juntas de Freguesia, vai organizar uma «Cãominhada» (caminhada de cães) em todas as freguesias do concelho.

A iniciativa realiza-se nos próximos dias 29 de outubro, em Vila Real de Santo António (Praça Marquês de Pombal); 5 de novembro, em Vila Nova de Cacela (Largo Manuel Cabanas); e 12 de novembro, em Monte Gordo (Largo frente ao casino), sempre às 10h00.

A medida tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade para a problemática do abandono e visa incentivar a adoção, para que cada vez mais o canil seja um local de breve passagem para todos os animais. Pretende-se também alertar para os cuidados a ter com os animais de estimação quando os passeamos em jardins, via pública, etc.

Os percursos têm aproximadamente 4 quilómetros e são de dificuldade fácil, com a duração de cerca de uma hora. Ao longo do dia, entre as 10h00 e as 17h30, haverá atividades para a família em todas as localidades que irão receber a «Cãominhada».

A participação na iniciativa tem o valor de 3 «ossos», que reverterão para a associação Guadi, entidade classificada como CRO- Centro de Recolha Oficial e responsável pela gestão do Canil/Gatil Intermunicipal de VRSA/Castro Marim.

Todas as pessoas podem participar com os seus animais de estimação, desde que estes sejam saudáveis e estejam devidamente vacinados e licenciados. Será obrigatória a apresentação de boletim de sanidade do animal (microchip e vacina antirrábica).

Os animais deverão ser portadores de coleira e guiados por trela durante todo o percurso e açaimados no caso de se tratar de raças perigosas ou potencialmente perigosas. A organização fornecerá 3 sacos higiénicos, por participante, e estes serão responsáveis pela limpeza dos dejetos deixados pelos seus animais

As inscrições são obrigatórias e podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário eletrónico, disponível aqui: https://forms.gle/1qkxyajcDPNzWot28.

Consulte, no link, todos os requisitos de participação.

Percursos disponíveis em documentos para download.