Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Biblioteca Municipal Vicente Campinas acolhe lançamento da «Rota Literária Saramago no Algarve»

Biblioteca Municipal Vicente Campinas acolhe lançamento da «Rota Literária Saramago no Algarve»

24/11/2022

No mês em que se assinala o centenário do nascimento do Prémio Nobel da literatura José Saramago, a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Município de Vila Real de Santo António assinalam esta efeméride com o lançamento da «Rota Literária Saramago no Algarve» e a inauguração da exposição «Viagem fotográfica ao Algarve», a ter lugar no próximo dia 26 de novembro, às 16h00 na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António.

A «Rota Literária Saramago no Algarve» foi concebida por Diego Mesa, a partir do seu livro Viagem ao Algarve, inspirado em Viagem a Portugal de José Saramago e desenvolvida em colaboração com a associação 1/4 Escuro - Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António, tendo por objetivo a criação de um conjunto de itinerários literários complementares aos existentes no Algarve.

A Associação 1/4 Escuro realizou uma recolha fotográfica dos locais visitados por Saramago, aquando da sua visita ao Algarve, em resultado da sua obra Viagem a Portugal. A exposição «Viagem fotográfica ao Algarve» será exibida, posteriormente, nos outros 12 concelhos do Algarve, abrangidos pela viagem de Saramago (Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão e Portimão, Silves, Tavira e Vila do Bispo), e também pelos Ayuntamentos de Lepe e de Ayamonte, em Espanha.

Estes projetos constituem uma oportunidade para dar a conhecer um território que inspirou vários escritores, nomeadamente os lugares, os monumentos, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover o Algarve como destino de turismo literário.

O mote para a DRCAlg criar os itinerários da chamada «Rota Literária Saramago no Algarve» foi a vontade de refletir sobre o território a partir da seguinte premissa: se aquele foi o Algarve visto, em 1980, por José Saramago, como será o Algarve de 2022 visto por aqueles que o visitam agora?

Estas são algumas questões levantadas pelo escritor Diego Mesa, tomando como ponto de partida o último capítulo, «De Algarve e sol, pão seco e pão mole», que ocupa 18 páginas na edição da Viagem a Portugal, do Círculo de Leitores.

Fazendo de Saramago seu guia de viagem, com um novo olhar percorre os lugares mencionados e, passados cerca de 40 anos desde a 1ª edição daquela obra, apresenta-nos um Algarve a visitar ou a revisitar, que nos preenche sensorialmente nas paisagens ricas de luz e cor, na arquitetura, nos cheiros, na gastronomia e tradições. Saramago relembra-nos: «É preciso recomeçar a viagem. Sempre».

 

PUBLICAÇÔES

Newsletter