Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasPrograma «Cuidar»Eurocidade do Guadiana

Praias

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/rotas/rota_mg/Imagem%20048.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/rotas/rota_cacela/Fabrica.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/o_que_visitar/2013_0830_Junta_de_Freguesia_Atividades_na_Praia_24.JPG /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/rotas/rota_mg/praia.jpg

O concelho de Vila Real de Santo António conta com praias de mar manso e cálido, um vasto areal, por entre as teimosas curvas das dunas, resguardadas pelas sombras dos pinhais e pelos canais da Ria Formosa.

A praia de Santo António, também designada como “Praia dos três Pauzinhos” têm a vantagem da proximidade à cidade. Com o extenso areal e águas calmas os visitantes podem disfrutar da tranquilidade do mar, da frescura da mata e dos sons da fauna. Há a possibilidade de chegar através do caminho ecológico, o “Caminho dos três Pauzinhos”, com acesso reservado a peões, bicicletas e a um comboio que circula no verão. O comboio realiza um percurso de 30 a 45 minutos, com paragens frente ao Cube de Ténis, na Avenida Ministro Duarte Pacheco, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e junto à Rotunda do LIDL.

A Baía de Monte Gordo situa-se na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa. Um extenso areal de águas calmas, que abriga uma das melhores praias do Algarve. Os barcos de pesca artesanal, quando terminam a faina e chegam à sua zona, e as gaivotas poisam no areal criam uma paisagem colorida. O cordão dunar é largo, especialmente a nascente e a poente da povoação, já que no centro domina a zona turística. Os passadiços levam o visitante até ao areal dispondo de vigilância e equipamentos de apoio durante o período balnear.

A Praia da Manta Rota proporciona passeios demorados no luminoso areal, junto da orla espumosa das ondas, vagarosas que quase nunca se erguem. A zona cada vez mais turística, transformou uma aldeia de pescadores num grande centro turístico internacional. A Península de Cacela Velha, já dentro da Ria Formosa, fica no fino cordão de areia, a que se acede por barco. É um sítio mágico, porque a dada altura, estamos rodeados de um lado pelo canal da Ria e do outro pelo oceano infinito.

Todas as praias do concelho de Vila Real de Santo António possuem infraestruturas que garantem a segurança e o acesso dos visitantes, vigilância dos nadadores salvadores, bares e esplanadas. A  Bandeira Azul da Europa   atesta a qualidade de todas as nossas praias.