Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete VRSA EmpregoEurocidade do GuadianaPrograma «Cuidar»

Ria Formosa

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/o_que_visitar/ria.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/cultura/Turismo/Ria_Formosa_6.jpg

O Parque Natural da Ria Formosa tem uma área com cerca de 18 mil hectares, uma das mais bonitas riquezas naturais, não só pelo seu habitat como pela sua singular localização. Classificada como Parque Natural desde 1987 é uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Toda esta área de enorme beleza estende-se ao longo de 60 km da costa sotavento do Algarve pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António desde a península do Ancão até à praia da Manta Rota.

É uma área importante para as aves aquáticas em Portugal, albergando regularmente mais de 20.000 aves durante a época de hibernação. Inúmeras espécies raras passam por este magnífico habitat como , a marrequinha (Anas crecca), ou a gaivota de cabeça preta (Larus melanocephalus), devido ao vento e as correntes marítimas.

O camaleão encontrou nesta área o seu habitat.

Atualmente, a ria também é utilizada para a produção natural de bivalves com predominância para as amêijoas e ostras. Muito mais há para conhecer nesta área protegida, rica tanto pelos valores naturais como culturais. É possível visitar através de um passeio pedestre, uma visita guiada, um passeio de bicicleta ou em barco.