Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Requalificação do Parque Habitacional

A)           Habitação Social

Uma das áreas de intervenção fundamental é a requalificação do património social municipal existente, uma vez que se denota uma degradação do parque habitacional com o passar dos anos e com o uso e apropriação desse património. Esta requalificação é feita não só nas partes comuns do edificado (coberturas, fachadas, interior dos edifícios) como também em fogos que apresentem problemas no estado de conservação, causadas por fatores de construção e de degradação.

 

B)           Habitação não social

O parque habitacional particular do concelho encontra-se envelhecido, pois o seu edificado reporta, não raras vezes, ao final do séc. XIX, início do séc. XX. Verificada esta problemática e o aumento de solicitações por parte dos munícipes na recuperação de habitações degradadas, foi criado pela autarquia um serviço de Apoio à Recuperação de Casas Degradadas (neste momento o apoio encontra-se suspenso).

Este apoio permite recuperar/requalificar habitações particulares, proporcionando condições de habitabilidade dignas, a pessoas de estratos sociais desfavorecidos e/ou com fracos recursos económicos, proprietários ou arrendatários das casas (desde que reúnam os critérios exigidos), nas quais, mantém enraizados todos os seus conhecimentos, costumes e relacionamentos com familiares e vizinhos.

A expectativa desta autarquia quando realiza este tipo de intervenção, centra-se no contributo para uma melhoria das condições de habitabilidade e, consequentemente, da qualidade de vida dos residentes.

 

Exemplo da requalificação de um imóvel