Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Biblioteca Municipal Vicente Campinas

 

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas é um espaço aberto à comunidade, de acesso livre e gratuito, tem como principais objetivos:


1- Proceder à recolha, tratamento, conservação e divulgação da informação, contribuindo para a democratização do acesso à mesma, condição indispensável ao exercício da cidadania;

2- Facilitar o acesso a um conjunto de recursos informativos, diversificado e atualizado, nos diversos suportes (livros, periódicos, audiovisuais), devidamente organizados;

3- Valorizar e divulgar o património cultural do concelho, através da organização de fundos locais;

4- Garantir a oferta de uma programação cultural e regular, de qualidade e diversificada;

5- Dinamizar ações geradoras ou potenciadoras da construção de saberes em diferentes áreas;

6- Englobar todos os públicos de uma forma participativa, construtiva e criativa;

7- Respeitar a diferença, quer ela se faça sentir a nível cultural, ideológico, religioso, etário, estético e outro;

8- Dinamizar ações de promoção das diferentes literacias;

9- Criar um elo potenciador de parcerias entre as diferentes instituições culturais.

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas está instalada num edifício composto por dois pisos, cada um deles disponibilizando serviços diversificados e destinados a diferentes públicos.

Piso 0  - Átrio/Receção
              Cafetaria
              Sala Polivalente
              Sala infanto-juvenil
              Bebeteca
              Sala do conto

O átrio/receção é o local onde é feito o acolhimento ao utilizador, onde se realiza a inscrição de leitor e onde se processam os empréstimos domiciliários e as devoluções, neste local estão ainda disponíveis diversos jornais e revistas, bem como outro tipo de informação de âmbito cultural. 

A sala polivalente é um espaço que permite a realização de exposições, conferências, espectáculos, encontros com escritores, atividades culturais que dinamizem a biblioteca.

 

Sala Infanto-Juvenil

Bebeteca

Sala do Conto

 

A sala infanto-juvenil disponibiliza diversos suportes documentais, neste espaço as crianças e jovens podem aceder a livros, Internet, CD-Rom, DVD. Neste local encontra-se ainda a bebeteca, destinada a bebés, está equipada para acolher os mais pequenos, disponibilizando também alguns livros com características especiais, adequados a esta faixa etária. Neste espaço situa-se ainda a sala do conto, local concebido para acolher atividades de promoção e dinamização da leitura, um espaço acolhedor e colorido para encantar com as suas histórias.

Piso 1  - Sala de Leitura Fernando Morais Rodrigues (Sala de leitura de adultos)

A sala de leitura Fernando Morais Rodrigues, é um espaço criado a pensar nos jovens com mais de dezasseis anos e nos adultos, dispõe de documentação diversificada, apresentada em diversos suportes documentais. Neste local é possível ver um filme, ler um livro, um jornal ou uma revista, consultar a Internet, e ainda desfrutar da agradável açoteia, com acesso a partir desta sala.

 

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas disponibiliza ainda, um fundo documental considerável em braille.

Em cada um dos espaços públicos acessíveis aos utilizadores, encontram-se disponíveis postos de pesquisa com acesso ao catálogo da biblioteca, estes postos permitem ao utilizador realizar a sua pesquisa e localizar a informação.