Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasPrograma «Cuidar»Eurocidade do Guadiana

Oftamologia Programa « Cuidar»

O programa «Cuidar» foi lançado no dia 17 de julho de 2014 e é gerido pelas Câmaras Municipais de Olhão e Vila Real de Santo António.

 

Inovar e partilhar para «Cuidar»

As Câmaras Municipais de Vila Real de Santo António e de Olhão criaram o programa «Cuidar», uma forma inovadora de partilha de recursos que permite dar uma resposta mais rápida e próxima aos problemas de saúde dos munícipes de ambos os concelhos algarvios.

 

 -A quem se dirige?

Pretende-se que o programa se dirija preferencialmente a pessoas com poucos rendimentos ou que tenham dificuldades em aceder a cuidados de saúde. Todas as condições do programa estão definidas na metodologia disponível nas páginas web dos municípios de VRSA e Olhão.

 

 -Onde são feitas as inscrições?

Para beneficiar do «Cuidar», os munícipes deverão inscrever-se nas divisões de Ação Social das autarquias de VRSA e de Olhão. Temos à sua disposição, de segunda a sexta-feira, uma linha de atendimento telefónico (281 510 093) através da qual pode esclarecer todas as suas dúvidas.

 

 -Quais as especialidades abrangidas pelo programa?

Numa primeira fase, o programa está centrado nas patologias ligadas à área da oftalmologia, tendo em consideração o novo aumento das listas de espera nesta especialidade que ultrapassa atualmente os dois anos no sul do país. No futuro, o «Cuidar» irá estender-se a outras especialidades, podendo também vir a juntar mais concelhos a esta rede de cuidados de saúde que se quer próxima das pessoas e das famílias.

 

 -Porquê o «Cuidar»?

O programa «Cuidar» pretende corrigir as áreas em que se verificam deficiências do Serviço Nacional de Saúde e representa uma iniciativa histórica e um virar de página na gestão autárquica. É sobretudo um programa inclusivo que visa o bem-estar das pessoas e das famílias que não podem ter acesso a cuidados de saúde privados.

 

-Quem assegura a gestão?

O programa «Cuidar» é gerido pelas Câmaras Municipais de Vila Real de Santo António e Olhão. Os custos associados à gestão da rede serão divididos pelos dois municípios, que terão ao seu serviço um médico que fará a triagem dos casos mais urgentes.

 

Documentos para Download