Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasPrograma «Cuidar»Eurocidade do Guadiana

Programa Residência Segura

Com o objetivo de prevenir a criminalidade contra residentes em locais isolados, a Câmara Municipal de VRSA, em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR), encontra-se a divulgar o programa «Residência Segura», prestando apoio a todos os interessados em aderir à valência.

 

O programa Residência Segura, da GNR, procura dar resposta, desde janeiro de 2010, a  um aumento do sentimento de insegurança derivado de roubos com violência em residências em zonas de difícil acesso.

 

A iniciativa recorre a uma rápida localização das residências situadas em locais isolados, através de equipamentos de GPS (georreferenciação), de modo a direcionar o patrulhamento de proximidade, facilitando assim a localização em caso de ocorrência.

 

O programa possui meios humanos e materiais, em regime de exclusividade, da seção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Tavira  (comando Territorial de Faro da GNR), englobando os concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António e Castro Marim,

 

O policiamento de proximidade e segurança comunitária permite que a população alvo identifique cada um dos militares da equipa e que, dessa forma, a troca de informações se processe mais facilmente no combate à criminalidade. Algumas práticas de vigilância entre vizinhos foram também incutidas de forma a permitir uma mais rápida intervenção da guarda.

 

Para aderir ao Programa Residência Segura  pode dirigir-se aos Postos da guarda Nacional Republicana de Tavira, Vila Real de Santo António ou  Castro Marim e preencher o formulário de adesão (disponível em anexo) que pode ser enviado igualmente por e- mail ct.far.dtvr.npe@gnr.pt .