Mais de uma centena de propostas marcam Verão em VRSA

15/07/2015

Uma centena de eventos vai dinamizar Vila Real de Santo António durante os meses de julho, agosto e setembro. Pensada para todos os públicos, a agenda «Verão VRSA» 2015 integra música, teatro, cinema, desporto, mercados tradicionais e étnicos, não deixando de fora as tradições locais.

A programação é preparada pela autarquia vila-realense, pela empresa municipal SGU e pelas Juntas de Freguesia e integra um cartaz de animação específico para o Centro Histórico de Vila Real de Santo António.

Até domingo, dia 19 de julho, os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam à vila histórica de Cacela Velha, em mais uma edição das «Noites d’Encanto», onde se reviverá o ambiente das 1001 noites.

Semanalmente, os Micro Concertos irão também animar o Centro Histórico de VRSA ao início da noite. Até ao final de agosto, e sempre à sexta-feira, um conjunto de músicos irá criar polos de animação nas esplanadas e zonas pedonais.

Os sábados ficam reservados para as artes performativas, com pequenos espetáculos nas ruas de VRSA e de Monte Gordo pela mão do grupo «Te-atrito».

Já o «Jazz no Jardim» promete trazer muito groove à zona ribeirinha de VRSA. Sempre aos domingos, o Jardim da Avenida da República, junto à marina, irá receber a boa disposição das sessões de chill out e jazz, num ambiente informal, sob o magnífico cenário do Rio Guadiana.

As quartas-feiras ficam reservadas para sessões de cinema ao ar livre, na zona ribeirinha de VRSA e em Monte Gordo, com uma seleção dos melhores filmes da atualidade.

Nesta área, regressa mais uma edição do ciclo «Cinema sob as Estrelas em Cacela Velha», nos dias 25 de agosto e 1 de setembro. Também a vila histórica de Cacela Velha irá receber o Ciclo Clássica em Cacela, com um conjunto de concertos no antigo cemitério e na igreja.

Na dança o Manta Beach volta à Praia da Manta Rota com o melhor cartaz da noite algarvia, até ao dia 29 de agosto.

Da música de dança para os sons do mundo, o Festival «Etinarte» dará cor à Marginal de Monte Gordo, de 20 a 23 de agosto, com uma seleção de músicas e artesanato dos quatro cantos do mundo.

O artesanato tradicional marca igualmente presença nas localidades de Monte Gordo (terças), VRSA (quintas) e Manta Rota (sextas) com as tradicionais mostras.

No desporto, regressa nova edição da Corrida da Baía de Monte Gordo, com um magnífico percurso de 10 quilómetros junto à linha de costa, bem como o Mundialito Color, a corrida mais colorida e divertida de sempre.

Os mais novos não foram esquecidos, tendo sido preparado um programa de animação de praia e atividades de sensibilização ambiental em todas as zonas balneares do concelho.

Em setembro, será ainda tempo de Cacela Velha acolher a iniciativa «Poesia na Rua», atividade que promete dar cor e arte aos recantos desta vila com vista privilegiada sobre a Ria Formosa.

As festas e romarias são outro dos pontos altos do Verão em VRSA com as tradicionais festas de São João da Degola, bem como as romarias de Monte Gordo, de VRSA e de Cacela Velha.