Homenagem a Paco de Lucía assinala nova presidência da Eurocidade do Guadiana

29/07/2015

A Eurocidade do Guadiana assinala a passagem da sua presidência de Ayamonte para Castro Marim com um espetáculo de homenagem ao mestre andaluz do flamenco, Paco de Lucía, no dia 8 de agosto, às 22h00, no Revelim de Santo António, em Castro Marim.

Intitulado «Paco de La Portuguesa», o concerto será gratuito para os residentes na Eurocidade do Guadiana – constituída pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António –, que poderão efetuar a reserva de bilhetes nos Gabinetes da Eurocidade, mediante a apresentação do Cartão do Eurocidadão ou de documento comprovativo de residência.

A iniciativa pretende ampliar a coesão dos municípios da Eurocidade, reforçando a relação de amizade e a partilha cultural das populações do território do Baixo Guadiana.

O mestre do flamenco, cujas origens estão vinculadas a Castro Marim, será homenageado em palco pelos músicos que o acompanhavam: Alain Pérez, Montse Cortés, Antonio Serrano, Antonio Sánchez e Israel Suárez «El Piraña».

O espetáculo, organizado pela autarquia de Castro Marim, tem o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Região de Turismo do Algarve e da Junta de Andaluzia.

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e VRSA, mas em maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim.

A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta, o lançamento de um canal de rádio e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira são os seus objetivos principais.

Em VRSA, o gabinete Eurocidade está situado na Praça Marquês de Pombal, local onde é possível proceder à emissão do Cartão do Eurocidadão.