Autarquia de VRSA oferece manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo

04/08/2015

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo vai atribuir, de forma gratuita, manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2015-2016.

Com esta medida, a autarquia vila-realense coloca-se uma vez mais ao lado das famílias, ajudando-as a superar as dificuldades financeiras especialmente sentidas no início do ano escolar, elegendo a educação como uma das suas prioridades máximas.

Além da atribuição de manuais escolares, a Câmara Municipal de VRSA irá investir até 150 euros na compra de material didático para cada uma das 51 salas de aula do pré-escolar e primeiro ciclo, medida que se vem juntar à aquisição de quadros interativos, já efetuada.

A somar a estes auxílios, será igualmente atribuído, aos alunos abrangidos pelo 1º e 2º escalões, uma verba para a aquisição de material escolar.

De acordo com Conceição Cabrita, vereadora com o pelouro da educação e juventude, «este conjunto de medidas representa um investimento global de cerca de 65 mil euros e irá beneficiar perto de 850 alunos e mais de meia centena de salas de aula».

Para usufruir da medida, os encarregados de educação deverão apresentar a fatura comprovativa da compra dos manuais escolares (emitida com o NIF do aluno) no Gabinete de Apoio ao Munícipe, a partir da segunda quinzena de agosto. O reembolso da verba será processado desde que aluno resida ou frequente uma das escolas do primeiro ciclo do concelho.

No ano letivo 2015-2016, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António irá também manter todos os restantes apoios sociais e continuará a ser o único município do Algarve a oferecer, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.

Do mesmo modo, serão disponibilizadas, sem custos, atividades de enriquecimento curricular como inglês, música, atividade física e desportiva, expressão plástica e ciências da natureza.

Consulte, no documento anexo, as condições de acesso à medida e respetivas formas de reembolso.