A poesia sai à rua em Cacela Velha

A poesia sai à rua  em Cacela Velha

03/09/2015

As ruas da vila histórica de Cacela Velha voltam a encher-se de poesia, a 13 de setembro, com mais uma edição da «Poesia na Rua».

Durante todo o dia, os recantos desta localidade – onde todas as ruas possuem topónimos dedicados a poetas que escreveram sobre Cacela ou ali viveram – oferecem aos visitantes sessões de poesia, conversas, apresentações de antologias e documentários, homenagens e um mercado de rua com livros e produtos locais.

O evento tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, natural de Cacela, onde nasceu em 958, bem como de outros poetas que se inspiraram em Cacela Velha, como são os casos de Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes ou Adolfo C. Gago.

E porque esta é uma festa em redor das palavras, haverá muitas obras para ler e consultar diante do magnífico cenário natural de Cacela Velha, bem como um «estendal de poesia» onde cada visitante será convidado a deixar o seu poema ou levar consigo aquele que mais gostar.

O programa começa às 10h00, com atividades para os mais novos, onde se destaca a caça ao poema, oficinas criativas, jogos poético-populares e uma sessão de conto.

A tarde será dedicada à apresentação do livro «E se não for?», de Marco Mackaaij, por Pedro Jubilot, e leituras por Paulo Moreira. Às 16h30 decorre a sessão «Poetas do Guadiana – Ponte de Palavras» com Pedro Tavares, Diego Mesa e António Cabrita.

Já às 17h00, terá lugar a apresentação do projeto «GRAU - Grito de Raiva de Arte Urbana», por Luís Rocha e poetas convidados. Segue-se, às 17h45, a sessão «O Algarve da poesia e a poesia do Algarve», com Paulo Pires e Paulo Penisga.

Ao longo de todo o dia haverá igualmente várias ações poético-visuais com grafiti ao vivo com David Mota.

Mais tarde, às 18h30, é hora de teatro de rua com «Tó poeta e o Carvalho Marquês», pelo Grupo de Teatro «Te-atrito», e às 19h00 inicia-se o percurso poético «A Ria Formosa na poesia do Algarve».

À noite, pelas 21h30, prossegue a festa da poesia com poemas ao ritual da igrejinha, onde cada participante poderá livremente declamar poesia. A sessão contará com a presença dos «Funkarmonica».

A «Poesia na Rua» é organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela. A entrada é livre.