Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António integra rede de Centros de Alto Rendimento

Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António integra rede de Centros de Alto Rendimento

13/10/2015

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António foi oficialmente integrado pela Fundação do Desporto na rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo, estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.

Com esta distinção, o Complexo Desportivo amplia ainda mais a sua notoriedade nacional e internacional e passa a constituir-se como uma instituição de excelência que agrega as valências de treino, investigação, medicina, psicologia, fisioterapia e nutrição, sendo a única do género a sul do Tejo.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «esta certificação permite uma maior rentabilização dos equipamentos e infraestruturas do Complexo Desportivo Municipal, que passam a ter novos mecanismos de financiamento, potenciando ainda mais a sua internacionalização e criando condições para o desenvolvimento de uma verdadeira economia do desporto».

De forma a assegurar esta parceria, a VRSA SGU – empresa municipal gestora do Complexo Desportivo – e a Fundação do Desporto vão assinar, esta quinta-feira, um protocolo de apoio desportivo que permitirá a concessão de uma comparticipação financeira ao projeto desportivo do Centro de Alto Rendimento de VRSA.

«Pela primeira vez, o Complexo Desportivo de VRSA recebe um claro apoio institucional do Governo para promover o desporto ao mais alto nível e continuar a sua estratégia de promoção internacional, vendo assim reconhecido o trabalho de especialização que está a ser feito, há alguns anos, pela autarquia, ao nível da medicina desportiva e de reabilitação», prossegue o autarca.

A formalização deste protocolo segue-se a outro já assinado, em 2014, entre o Município de Vila Real de Santo António, a VRSA - Sociedade de Gestão Urbana, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Federação de Triatlo de Portugal, a Federação Portuguesa de Natação, a Federação Portuguesa de Judo e a Federação Portuguesa de Futebol, que estabeleceu as bases de funcionamento da comissão de gestão local do CAR de VRSA.

Os Centros de Alto Rendimento (CAR) são uma rede de infraestruturas desportivas com valências especializadas e orientadas para a investigação, aperfeiçoamento e treino de praticantes de alto rendimento ou seleções nacionais e têm como objetivo promover o desenvolvimento das várias modalidades desportivas segundo padrões de nível internacional.

A rede conta atualmente com 13 centros que procuram atender às necessidades das federações desportivas, detetar e potenciar talentos, possibilitar estágios, avaliar, controlar e otimizar o treino, auxiliar a investigação científica e monitorizar resultados.

A comissão de gestão local do CAR de VRSA tem ainda como missão celebrar protocolos com o setor empresarial, escolas, universidades e outras instituições consideradas relevantes, em articulação com a Comissão Executiva de Gestão dos CAR e a Fundação do Desporto.

 

Sobre o Complexo Desportivo de VRSA

O Complexo Desportivo de VRSA é um centro de treino acreditado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), desde 2002, está classificado como Centro de Preparação Olímpica, desde 2004, e faz agora parte da rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo.

Além de ter constituído um Centro de Treino Oficial do Euro 2004, é palco frequente de treino de seleções e formações nacionais e internacionais, recebendo ainda eventos periódicos como o «Mundialito» de futebol infantil, a corrida internacional «X Milhas do Guadiana» ou a «Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo».

Carlos Marta, presidente da Fundação do Desporto, organismo ao qual compete a coordenação dos Centros de Alto Rendimento nacionais, já destacou as valências do Complexo Desportivo de VRSA, classificando-o como «um dos melhores do mundo na área do atletismo» e com «excelentes capacidades para atrair a receção de eventos e provas internacionais».