Autarquia de VRSA distinguida como «Mais Familiarmente Responsável» pelo sétimo ano consecutivo

06/11/2015

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António foi distinguida, pelo sétimo ano consecutivo, pelo observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, como «Autarquia + Familiarmente Responsável».

O galardão dá destaque às práticas de proximidade e às medidas sociais em vigor destinadas a melhorar a qualidade de vida das famílias do concelho.

Com a atribuição deste prémio, a autarquia junta-se ao conjunto de 41 municípios, a nível nacional, que vêm adotando iniciativas facilitadoras da vida familiar dos seus residentes. Por ter conquistado o distintivo desde a primeira edição (2009), VRSA terá direito a receber a uma menção honrosa.

Algumas das ações levadas a cabo pela Câmara de Vila Real de Santo António, que contribuíram para sua nomeação, foram a atribuição gratuita de livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes ou a estudar no concelho, ou o programa «Cuidar», através do qual já foram realizadas cerca de 3000 consultas oftalmológicas.

Para Luís Gomes, presidente da autarquia vila-realense, «este prémio distingue o já longo e contínuo trabalho desenvolvido em matéria de auxílios e políticas sociais, muitas delas pioneiras, que têm servido como exemplo de boas práticas e apoiado centenas de agregados familiares no concelho».

Este reconhecimento da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas resulta ainda das políticas de família adotadas pela edilidade vila-realense em diversas áreas de atuação, nomeadamente o apoio à maternidade e paternidade, ou o apoio às famílias com necessidades especiais.

Da lista de indicadores fazem também parte os auxílios prestados ao nível dos serviços básicos, educação e formação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, bem como os níveis de cooperação, relações institucionais e participação social.

Foram igualmente avaliadas as boas práticas da Câmara Municipal para com os seus funcionários no que se refere à conciliação entre a vida profissional e familiar.

Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família. Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu-se à realização de inquéritos junto dos municípios do país com vista a efetuar um levantamento das boas práticas existentes.

Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que este ano se volta a realizar a 7ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».