Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Estudantes e associações de VRSA dão ideias para o plano regional para a juventude

Estudantes e associações de VRSA dão ideias para o plano regional para a juventude

17/11/2015

Mais de três dezenas de jovens de Vila Real de Santo António (estudantes, associações juvenis, mediadores e jovens em geral) participaram, esta terça-feira, na primeira de três consultas juvenis desenvolvidas no âmbito do plano «Algarve 2020».

O projeto, promovido pela Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento (ECOS) e pela Erasmus+ Juventude em Ação, em parceria com o município de VRSA, pretende contribuir para a integração e coesão social, assumindo-se como um agente de desenvolvimento comunitário das políticas de juventude.

Nestas consultas, pretende-se dar a conhecer aos jovens da região a criação do primeiro Plano de Ação Regional de Juventude no Algarve «Algarve 2020: Um Contrato Jovem», proporcionando um espaço de motivação, reflexão e debate sobre a participação ativa dos jovens no desenvolvimento dos seus concelhos e da região.

Da mesma forma, a atividade elencou as oportunidades existentes no programa ERASMUS+ Juventude em Ação entre outras.

Tendo por base as recomendações e propostas e o apoio dos diferentes grupos de trabalho temáticos - compostos por diversos experts, investigadores, técnicos e entidades e organizações das diversas áreas - a iniciativa tem como missão lançar um Plano de Ação Regional para a Juventude no Algarve que possa construído sobre uma base participativa, cooperativa e intersectorial.

O projeto visa desenvolver uma nova cultura de participação juvenil nos processos de tomada de decisão, através do desenvolvimento de parcerias, estratégias coletivas e de espaços de cooperação que envolvam os vários intervenientes.

 

Sobre o projeto «Algarve 2020»

O projeto «Algarve 2020: Um Contrato Jovem», promovido pela ECOS – Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, CRL nasce no seguimento do «Algarve 2020: Uma Proposta Jovem», que decorreu entre Junho 2012 e Maio de 2013, tendo por missão a promoção de uma nova cultura de participação da juventude nos processos de decisão a nível local e regional no Algarve.

Desse projeto resultou uma rede próxima de parceiros regionais que colaborou ativamente para a criação de espaços de diálogo e cooperação na área da juventude, e, principalmente, na criação de um conjunto alargado de recomendações e propostas, respeitantes a doze áreas de políticas públicas para o Algarve obtidas através de um extensivo processo de consultas à juventude da região.

O «Algarve 2020: Um Contrato Jovem» pretende utilizar essas recomendações e propostas e, com o apoio e dinamização de diferentes Grupos de Trabalho Temáticos, lançar um Plano de Ação Regional para a Juventude construído de forma participativa, cooperativa e intersectorial, sendo que uma das atividades do projeto serão as 3 consultas «Algarve 2020 Jovem».