Voto de pesar: morte de Dâmaso do Nascimento

21/01/2016

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António manifesta um voto de pesar pelo falecimento de Dâmaso Augusto Silva do Nascimento, empresário vila-realense que se notabilizou por deter a última unidade fabril de transformação de atum em VRSA.

Tendo retomado a tradição industrial da cidade, Dâmaso Nascimento reativou igualmente a tradição da produção artesanal de atum, dedicando-se a especialidades que colocaram o nome de VRSA nas rotas gastronómicas nacionais, como é o caso da muxama ou da estupeta de atum.

Ex-diretor fabril de unidades como a Comalpe ou a BelaOlhão, Dâmaso do Nascimento foi igualmente um dos fundadores da Confraria do Atum de VRSA.

Através desta homenagem, a autarquia de Vila Real de Santo António pretende distinguir o seu legado e a sua contribuição para o concelho e endereça à família as mais sentidas condolências.