Torneio de sub-16 da UEFA traz «olheiros» dos grandes clubes europeus a VRSA

28/01/2016

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 4 e 15 de fevereiro, a IV edição do Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16, competição que traz anualmente ao Algarve dezenas de «olheiros» de vários emblemas de todo o mundo.

Para muitos dos jogadores participantes a prova representa um passaporte para os grandes clubes europeus e pode abrir portas a uma carreira internacional na alta competição, facto que tem elevado cada vez mais o nível desportivo das partidas.

Neste momento, encontram-se já confirmados pedidos de acreditação de «scouts» (prospeção ou, na gíria, olheiros) de emblemas nacionais como o Benfica, Porto e Sporting, mas também internacionais como são os casos do Manchester City, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Barcelona, Real Madrid, Paris Saint-Germain, AC Milan, Juventus, Arsenal e Valência. Está igualmente prevista a visita a VRSA de quadros dirigentes da UEFA para a área dos eventos e competições.

O torneio quadrangular junta, este ano, as seleções de Portugal, Alemanha, Holanda, França e Escócia. É organizado pela UEFA e pela Federação Holandesa de Futebol e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Câmara Municipal de VRSA e da VRSA SGU.

De acordo com Luís Gomes, presidente da autarquia de VRSA, «a escolha do Complexo Desportivo comprova, uma vez mais, a qualidade das suas infraestruturas, procuradas por equipas de topo mundial, e dá a oportunidade aos jovens jogadores de, num futuro próximo, integrarem os plantéis dos grandes nomes do futebol».

O torneio de masculinos decorre entre os dias 4 e 8 de fevereiro, enquanto o de femininos tem lugar entre 11 e 15 de fevereiro.

Estima-se que cada equipa participante no Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16 traga até ao Complexo Desportivo de VRSA cerca de 35 elementos (jogadores, equipa técnica e staff) que, durante a fase de jogos, ficarão alojados nas unidades hoteleiras do concelho.

A escolha de Vila Real de Santo António para esta competição é sinal do reconhecimento da qualidade e do trabalho de promoção do Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que tem atraído provas de interesse mediático como a «Algarve Cup» ou da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo.

Recorde-se que o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António foi recentemente integrado pela Fundação do Desporto na rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo, estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.

Com esta distinção, o Complexo Desportivo amplia ainda mais a sua notoriedade nacional e internacional e constitui uma instituição de excelência que agrega as valências de treino, investigação, medicina, psicologia, fisioterapia e nutrição.

Horários dos jogos:

Masculinos