VRSA assinala Dia Nacional da Proteção Civil

22/02/2016

O município de Vila Real de Santo António assinala, no próximo dia 1 de março, terça-feira, o «Dia Nacional da Proteção Civil».

A iniciativa deste ano tem como base o tema «A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes» e pretende sensibilizar a população e os alunos das escolas do município para a temática da proteção, socorro e prevenção dos riscos coletivos.

Para assinalar a data, a Praça Marquês de Pombal, em VRSA, recebe, entre as 10h00 e as 16h00, uma exposição de meios e equipamentos dos diversos agentes de proteção civil (Bombeiros, PSP, GNR, INEM, ICNF, Autoridade Marítima e Proteção Civil), com demonstrações e distribuição de folhetos informativos.

As comemorações terminam com uma sessão de apresentação do simulador do Plano do Risco Sísmico e de Tsunami do Algarve,  conduzida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil – Centro Distrital de Operações de Socorro de Faro, entre as 15h00 e as 17h00, no Centro Cultural António Aleixo.

As atividades são organizadas pela Proteção Civil da Câmara Municipal de VRSA e contam com o apoio e colaboração dos Bombeiros Voluntários, PSP, GNR, INEM, ICNF, Autoridade Marítima e Proteção Civil.

Sobre o «Dia Nacional da Proteção Civil»

O dia 1 de março foi instituído como Dia da Proteção Civil, a nível mundial, pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna. Em 2016, evoca o tema «A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes».

Em Portugal, indo ao encontro deste objetivo global de promoção da resiliência de comunidades locais, diversas iniciativas têm vindo a ser desenvolvidas, enquadradas na Estratégia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes e na qual a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) está designada como Ponto Focal Nacional.