Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA comemora 110º aniversário da chegada do comboio ao município

VRSA comemora 110º aniversário da chegada do comboio ao município

11/03/2016

No ano em que se celebra o 110º aniversário da chegada do comboio a Vila Real de Santo António, a autarquia preparou um calendário de iniciativas para assinalar a efeméride.

As atividades arrancam com a exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro no Algarve”, que estará patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, de 11 março a 31 maio, e convidará a uma viagem pelo passado e presente da ferrovia da região.

A linha férrea, que chegou a Faro em 1889 e a VRSA em 1906, assumiu-se como um fator determinante no desenvolvimento desta província. Através de testemunhos documentais, materiais e orais os visitantes serão transportados numa jornada através da história. Haverá também várias atividades especialmente direcionadas para os mais novos.

No Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (Antiga Escola Primária de Santa Rita), será possível visitar a Exposição “Cais de Embarque”, pelo Ovelha Negra Colectivo, de 19 de março a 30 de abril, que exibe um conjunto de impressões em serigrafia e jacto de tinta a partir de elementos iconográficos do imaginário dos Caminhos de Ferro Portugueses.

No dia em que se comemoram os 110 anos da chegada do comboio a VRSA, a 14 de abril (quinta-feira), pelas 18h00, no Arquivo Histórico Municipal ARM, será a vez do historiador Hugo Cavaco dar a conhecer um pouco mais deste episódio, tendo como mote o livro de sua autoria, intitulado “1899 – Deverá o comboio chegar a Vila Real de Santo António?”. A conversa decorrerá no âmbito do ciclo “Arquivo entre Histórias”, estando também associada à iniciativa «Sinónimos de Leitura”, promovida pela Biblioteca Municipal Vicente Campinas.

No dia 17 de abril (domingo), pelas 9h30, realizar-se-á o passeio “Um olhar sobre os caminhos-de-ferro em Vila Real de Santo António”, orientado pelo Historiador Marco Lopes, director do Museu Municipal de Faro. A iniciativa está igualmente integrada no ciclo de passeios pedestres «Passos Contados».

O ponto de encontro será no Arquivo Histórico Municipal, às 9h30, e o percurso incluirá uma visita à exposição e uma viagem de comboio até Cacela, com especial enfoque nas transformações operadas na realidade económica e social da região que a chegada do comboio permitiu.

Na sexta-feira, dia 22 de abril, pelas 18h00, será apresentado, no Arquivo Histórico Municipal António Roa Mendes, o nº2 da Revista «Promontoria Monográfica - História do Algarve» // «Fragmentos para a História do Turismo no Algarve», que reúne um importante conjunto de trabalhos de investigação acerca da história do turismo da região na sua relação com o impacto da chegada do comboio ao Algarve. A iniciativa estará também integrada nos «Sinónimos de Leitura».

Já em maio, entre os dias 9 e 20, terá lugar, no edifício dos Paços do Concelho, uma Exposição de Filatelia alusiva à temática da chegada do comboio a VRSA. A mostra é promovida pela Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e está associada às comemorações do dia da cidade (13 de maio).