Eurocidade do Guadiana comemora o Dia da Europa

05/05/2016

Vila Real de Santo António celebra, na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, o Dia da Europa, juntamente com os municípios de Alcoutim, Ayamonte e Castro Marim.

As celebrações, que incluem o dia da Eurocidade do Guadiana 2016, realizam-se no âmbito da campanha «30anos 30iniciativas», que assinala as três décadas da adesão de Portugal e de Espanha à União Europeia.

Diversas iniciativas terão lugar ao longo do dia 9, percorrendo o território do Baixo Guadiana, de forma a envolver toda a população.

Para a parte da manhã estão reservadas as cerimónias oficiais, com o hastear de bandeiras e a entoação do hino da europa, a que se seguirão as intervenções dos autarcas e entidades envolvidas.

Segue-se um conjunto de visitas a obras cofinanciadas por fundos comunitários, como são os casos da Reabilitação do Edifício da Alfândega e do Centro Histórico de Vila Real de Santo António, através do fundo PO21.

As atividades prosseguem com a palestra «Uma carta para toda a gente», dinamizada pela Associação Backup, Cooperativa ECOS e CIED Algarve, às 10h30, na Escola Secundária de VRSA.

Em simultâneo, decorrerão, em todos os municípios do Baixo Guadiana, ações de informação e de sensibilização para a participação democrática e cidadania europeia, destinadas à população em geral.

As comemorações do Dia da Europa são organizadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), pelo Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, pelo Centro Europe Direct do Algarve, pelo Enterprise Europe Network e pela Eurocidade do Guadiana e contam com a parceria da Associação Odiana, do Jornal do Baixo Guadiana e das autarquias locais.

A Eurocidade do Guadiana, composta pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os três municípios, exemplificando um novo modelo de cooperação de segunda geração e promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre as localidades.