Vila Real de Santo António ganha primeiro hotel de cinco estrelas no Verão de 2017

10/05/2016

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou, esta terça-feira, a empreitada de requalificação do Hotel Guadiana. A obra, avaliada em cerca de dois milhões de euros, deverá estar concluída num prazo de dez meses, prevendo-se a abertura da unidade no Verão de 2017.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes; do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, David Santos; e do administrador da empresa vencedora do projeto de requalificação (Costa e Carreira), José Manuel Carreira.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «com esta obra, a cidade ganha o seu primeiro hotel de cinco estrelas, que será responsável pela criação de 40 postos de trabalho diretos, o que corresponde ao compromisso da autarquia de criar emprego e atrair desenvolvimento para o município».

O projeto, financiado pelo fundo comunitário «Jessica», contempla a renovação exterior e interior do imóvel, transformando-o numa unidade de cinco estrelas. Coloca igualmente um ponto final no cenário de degradação deste hotel que é um cartão-de-visita da frente ribeirinha da cidade e uma referência em termos arquitetónicos.

De acordo com o autarca, «a intervenção devolve também à cidade um edifício de referência que permite a conjugação do turismo cultural e a promoção do património, dando seguimento à candidatura de Vila Real de Santo António a Património da Humanidade da Unesco».

Além da reativação do seu uso original, a obra contempla a manutenção da volumetria e fachada original do hotel, possibilitando a instalação de 31 quartos (15 duplos, 3 suítes júnior e 13 quartos individuais) com os padrões de conforto e exigência das marcas internacionais.

Em complemento ao hotel, a unidade engloba a exploração de um conjunto de suítes de luxo no edifício da Alfândega (a primeira construção da cidade), bem como um Beach Club de características premium, localizado na foz do Rio Guadiana.

Em paralelo à recuperação do Hotel Guadiana, é intenção da Câmara Municipal de VRSA transformar o Centro Histórico numa referência em termos turísticos, estando para isso em marcha um ambicioso projeto que pretende converter três imóveis pombalinos, propriedade da Câmara Municipal de VRSA, num conjunto de unidades de alojamento de charme.

Sobre o Hotel Guadiana:

Localizado na frente ribeirinha de Vila Real de Santo António, o Hotel Guadiana marcou o turismo algarvio no início do século XX, tendo sido desenhado pelo arquiteto de origem suíça Ernesto Korrodi. Foi construído entre 1918 e 1921 e inaugurado em 1923.

A sua existência deve-se ao industrial conserveiro Manuel Ramirez, que verificou a necessidade de acolher comerciantes nacionais e estrangeiros em VRSA. A sua construção é também testemunho de uma evolução histórica urbana e a sua arquitetura é caracterizada pela mistura de vários estilos ao gosto da época, manifestando uma transição entre a estética da Arte Nova e a Composição Clássica.