Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Todas as praias de VRSA premiadas com qualidade de ouro

Todas as praias de VRSA premiadas com qualidade de ouro

22/05/2016

Todas as praias do município de Vila Real de Santo António possuem qualidade de ouro, de acordo com a associação Quercus. Santo António, Monte Gordo, Lota, Manta Rota e Fábrica são os areais que, um ano mais, receberam o rótulo da Quercus tendo em consideração a qualidade das suas águas balneares.

À semelhança dos anos anteriores, a Quercus identifica, de acordo os critérios estabelecidos pela própria Associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo «Qualidade de Ouro» com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (SNIRH - http://snirh.pt/).

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água.

Para receber a classificação de praia com «Qualidade de Ouro», a água balnear das praias tem de respeitar os seguintes critérios:

- Qualidade da água «excelente» nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015;

- Todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2015) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respetivamente.