Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Introdução de parquímetros em Monte Gordo e pedidos de isenções

Introdução de parquímetros em Monte Gordo e pedidos de isenções

23/05/2016

Algumas ruas da zona central de Monte Gordo irão ter sistema de estacionamento tarifado na via pública a partir do dia 1 de junho. Esta medida irá gerar maior rotatividade de lugares e evitar o estacionamento abusivo que atualmente se verifica na época alta, facilitando o acesso a todos os que nos visitam.

Os parquímetros apenas se encontrarão em funcionamento nos meses de Verão (1 de junho a 15 de setembro), estando inativos durante o resto do ano (à semelhança dos parques de superfície).

As áreas tarifadas irão coincidir apenas com zonas turísticas ou de segunda habitação (só 35 por cento das ruas de Monte Gordo terá estacionamento pago).

As principais zonas residenciais de Monte Gordo – Sertão, Projeto SAAL e Bairro da Catalunha – não terão quaisquer parquímetros.

Se residir nas ruas abrangidas por parquímetros, tem direito até três lugares gratuitos, a qualquer hora, um dos quais válido para estacionar à porta de sua casa ou em qualquer zona da vila. Ou seja, se possuir apenas uma viatura, este novo sistema em nada o afetará, sendo mesmo mais fácil estacionar perto da sua residência.

Se é comerciante, poderá também requerer até três lugares nas bolsas destinadas para o efeito.

Os hotéis, as agências imobiliárias e os contribuintes com atividade aberta destinada ao alojamento local poderão adquirir avenças mensais, pelo custo de 40 euros, as quais poderão ser semanalmente associadas a uma matrícula diferente.

Poderá esclarecer todas as dúvidas ou requerer pedidos de isenção no quiosque da Esse, situado em Monte Gordo, na Avenida Infante D. Henrique (junto à paragem de táxis), ou na loja Esse de VRSA, localizada na Avenida dos Bombeiros Portugueses, nº 12C, junto ao Mercado Municipal. Tem ainda à sua disposição os telefones 938 690 070 / 938 690 073.

 

ISENÇÕES

Quem pode requerer isenções de estacionamento?

Todos os residentes cuja habitação principal se encontre dentro da área de parquímetros poderão requerer até três isenções. Os comerciantes terão direito até três lugares nas bolsas destinadas para o efeito.

 

Que documentos devem ser apresentados?

Para requerer a isenção de estacionamento, terão de ser apresentados os seguintes documentos na loja de atendimento:

 

  • Residente:
    • documento único de circulação
    • carta de condução
    • cartão de cidadão
    • documento comprovativo de domicílio fiscal (obtido no Portal das Finanças)
  • Comerciante:
    • documento único de circulação
    • certidão comercial atualizada
    • comprovativo das finanças do exercício de atividade profissional e do local do exercício da mesma

 

Posso requerer uma avença?

Sim, se possuir segunda habitação em Monte Gordo, ou se tiver uma atividade no ramo imobiliário, pode requerer uma avença mensal, com condições especiais. Contacte-nos.

 

Condições especiais para trabalhadores e zonas gratuitas:

1. A autarquia de VRSA irá disponibilizar, na zona Poente de Monte Gordo, uma bolsa de estacionamento gratuito e de acesso universal a partir do dia 1 de junho.

2. Será também criado um parque de estacionamento (no terreno frente ao hotel Vasco da Gama) para os trabalhadores do comércio, hotelaria e serviços sediados em Monte Gordo. Os títulos de estacionamento para esta zona terão um custo de 5€/mês e poderão ser requeridos no local, a partir do dia 1 de junho, no posto de informação. Consultar todas as condições em www.cm-vrsa.pt.

 

HORÁRIOS E PREÇOS

Quais os horários de estacionamento tarifado em Monte Gordo?                                                                                                   

1 de junho a 15 de setembro                        

Segunda a domingo: das 9h00 às 22h00

Preço por hora: 0,80 €