Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

República de Cuba distingue VRSA com a atribuição da «Rosa Branca»

República de Cuba distingue VRSA com a atribuição da «Rosa Branca»

12/08/2016

A República de Cuba e a Sociedade José Martí ofereceram ao presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, a Rosa Branca, distintivo entregue por aquele país às entidades e instituições que contribuem de modo relevante para a defesa dos valores éticos, patrióticos e culturais de Cuba.

A homenagem foi prestada esta quinta-feira, à autarquia de VRSA, durante a abertura da oitava edição do Encontro de Cultura Cubana, que decorre até ao próximo sábado, em VRSA.

Durante a sua intervenção, na cerimónia de abertura, Luís Gomes afirmou que «este é um encontro particularmente importante por se realizar na proximidade do aniversário de Fidel Castro, celebrado a 13 de agosto, que assinala a revolução cubana e a luta pelos valores humanistas, procurando colocar o ser humano e os povos em primeiro plano».

Na sua intervenção, o autarca defendeu igualmente «a necessidade de aprofundar a coerência de países como os Estados Unidos da América perante a República de Cuba», apontando a necessidade de serem eliminadas «todas e quaisquer práticas colonialistas, dando como exemplo «a manutenção da base de Guantánamo, sob gestão dos EUA».

O Encontro de Cultura Cubana dá também seguimento aos protocolos de geminação e aos vários acordos estabelecidos entre a cidade pombalina e Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.