PUBLICAÇÔES

Áreas EstratégicasPrograma «Cuidar»Eurocidade do Guadiana

Vamus: mobilidade urbana sustentável no Algarve

23/08/2016

A mobilidade sustentável depende de todos para responder às necessidades de deslocação da população de forma universal e com menores custos sociais, ambientais e financeiros. É este o ponto de partida da carta de compromisso já assinada pelos municípios e vários parceiros.

A “Mobilidade Sustentável” é um conceito multidimensional, que depende do esforço de todos e que pretende responder às necessidades de deslocação da população (residentes, visitantes e turistas) para acesso às várias atividades que constituem o suporte básico da qualidade de vida (habitação, emprego escola, cultura, saúde, desporto, compra de bens essenciais, etc.).

As respostas têm em conta os grupos mais vulneráveis do sistema (baixo rendimento, invisuais, população idosa, etc.) num compromisso pela acessibilidade universal, e as necessidades do transporte eficaz de mercadorias e logística urbana e intermunicipal.

O objetivo é permitir às gerações atuais e futuras a minimização dos custos sociais, ambientais e financeiros, com a utilização mais eficiente dos recursos existentes, a promoção de novas tecnologias de transporte e de novos serviços de mobilidade e a utilização de energia renovável sempre que possível, viabilizando um sistema de transportes integrado multimodal para a região e modelos de gestão financeiramente comportáveis num compromisso com todos os intervenientes.

Saiba mais aqui: http://www.vamus.pt/