Cinema «sob as estrelas» em Cacela Velha

25/08/2016

O ciclo de cinema «Sob as estrelas em Cacela Velha» regressa, em 2016, com duas sessões ao ar livre nos dias 30 de agosto e 6 de setembro, às 22h00.

A «sala de exibição» será o antigo cemitério de Cacela Velha, que abrirá as portas a todos os que, sob as estrelas, quiserem assistir a alguns dos melhores documentários da atualidade.

O BOTÃO DE NÁCAR, Patricio Guzmán, Chile, 2015, 82’

O oceano contém toda a história da Humanidade, as vozes da terra e as que vêm do espaço. A água é também a maior fronteira do Chile e guarda o segredo de dois botões que foram encontrados nas suas profundezas. Com 2670 milhas de costa, o Chile é o maior arquipélago do mundo e tem paisagens espectaculares: vulcões, montanhas e glaciares. Também aí se ouvem as vozes dos primeiros indígenas da Patagónia, os primeiros colonos ingleses e as dos prisioneiros políticos de Augusto Pinochet. Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que também tem voz.

6 de setembro

PÁRA-ME DE REPENTE O PENSAMENTO, Jorge Pelicano, Portugal, 2014, 101’

Pára-me de repente o pensamento/Como que de repente refreado/Na doida correria em que levado/Ia em busca da paz, do esquecimento..." Assim começa o poema publicado em 1915 na revista "Orpheu", da autoria de Ângelo de Lima. Em 1894, o poeta e pintor foi internado no Centro Hospitalar Conde de Ferreira (Porto) com o diagnóstico de "delírio de perseguição". Para reencontrar a personagem para a sua peça de teatro, o actor Miguel Borges decide passar três semanas com os actuais pacientes do hospital. Durante esse tempo, partilha com eles as conversas, as refeições, as terapias, o café e os cigarros. O documentarista Jorge Pelicano ("Ainda Há Pastores" e "Pare, Escute, Olhe") pega na câmara e segue os seus passos, filmando 250 horas desse convívio e aprendizagem. A montagem final resultou num tratado de uma hora e meia sobre a loucura e a lucidez.

Hora: 22h00

Local: Cemitério Antigo de Cacela Velha (ao ar livre).

Entrada: 2,50 euros | Entrada livre para residentes

Organização: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, com a colaboração do Cineclube de Faro