Ágata anima festas tradicionais de Monte Gordo

31/08/2016

Monte Gordo honra a sua padroeira, entre os dias 8 e 11 de setembro, com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores. Procissão e concerto com Ágata são pontos altos do cartaz.

As comemorações têm início no dia 8 de setembro, quinta-feira, com o tradicional torneio do jogo do burro. Às 22h00 tem lugar a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha, seguindo-se, às 22h45, um espetáculo de Dança Flamenca pela Academia de Baile Gracia Diaz.

No dia seguinte, sexta-feira, as atuações começam às 22h00, com a Academia de Ballet Contemporâneo. Mais tarde, às 22h45, a animação musical tem a assinatura do músico cubano Baby Lores, percursor na área do reggaeton (estilo musical que tem suas raízes na música latina e caribenha) e responsável pela produção musical de grupos internacionalmente conhecidos como Eddy K, Gente de Zona, Acento Latino ou Orishas.

No sábado, o dia está reservado para atividades para os mais novos, estando ainda agendado o jogo de veteranos Beira Mar x Campinense, bem como as habituais celebrações religiosas na igreja de Monte Gordo. A animação de sábado à noite tem início às 22h00 e está a cargo de Luís Guilherme e do Duo Reflexo.

O ponto alto das festas é a procissão religiosa, no domingo, dia 11 de setembro, às 17h00. Marcada por um cariz muito característico, a celebração religiosa percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso.

Também no domingo, às 22h00, a zona poente de Monte Gordo recebe um concerto de Ágata. Com uma longa carreira sobejamente conhecida por todos os portugueses, a cantora irá trazer alguns dos seus maiores sucessos e fechar em grande aquela que é uma das mais carismáticas festas do Algarve.

A encerrar o cartaz, às 24h00, segue-se o tradicional fogo-de-artifício, que iluminará a Avenida Marginal, junto à praia.

A festa em honra de Nossa Senhora das Dores é organizada pela Câmara Municipal de VRSA e pela Junta de Freguesia de Monte Gordo. Conta com o apoio da VRSA SGU, da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha e da Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo.