Fernando Pessanha e Uberto Stabile lançam novos livros na Biblioteca Municipal

12/09/2016

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, recebe, esta sexta-feira, às 18h00, o lançamento dos livros «A Musa», a nova obra do escritor português Fernando Pessanha, e «Os Rapazes Rebeldes», a do poeta espanhol Uberto Stabile.

Este será um evento em que a prosa e a poesia andarão de mãos dadas, dado o envolvimento do escritor e do poeta em ambas as obras: Uberto Stabile foi o tradutor de «A Musa», enquanto Fernando Pessanha foi o tradutor de «Os Rapazes Rebeldes», uma sinergia que correu de forma positiva, dada a admiração e amizade que une os dois escritores.

Segundo o editor da Canal Sonora, Pedro Jubilot, «A Musa / La Musa», é um conto de contornos misteriosos que relata a história de um poeta obcecado pela sua musa inspiradora.

O livro que surge em edição bilingue, dado o interesse do público espanhol num autor que, nos últimos anos, tem apresentado vários dos seus trabalhos no país vizinho, como historiador, pianista e ficcionista.

Já Paulo Afonso Ramos, o editor da Lua de Marfim, refere a grande honra que é ter no catálogo da editora um poeta premiado como Uberto Stabile, vencedor do Prémio Valência de Literatura, em 1987, e do Prémio de Poesia Internacional Surcos, de Sevilla, em 1994.

A sessão irá contar com a presença dos editores, sendo que «A Musa» será apresentado por Luís Romão, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, e «Os Rapazes Rebeldes» será apresentado por Miguel Godinho, coordenador da área de cultura da autarquia vila-realense.