Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Vila Real de Santo António transforma imóveis pombalinos em hotéis de charme

Vila Real de Santo António transforma  imóveis pombalinos em hotéis de charme

19/09/2016

O município de Vila Real de Santo António e a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) reabriram o concurso público para a conceção, adaptação em unidade turística e exploração de três imóveis situados no centro histórico da cidade.

A medida tem como objetivo a reabilitação de um conjunto de edifícios que serão transformados em hotéis de tipologia superior/charme e faz parte do pacote de investimentos turísticos previstos para o concelho.

Os imóveis de matriz pombalina estão localizados em plena zona histórica, já protegida por um Plano de Pormenor de Salvaguarda, onde também já decorre a bom ritmo a obra de reconstrução do histórico Hotel Guadiana.

Depois de recuperadas, as unidades destinam-se exclusivamente a utilização turística, cujo conceito estará alicerçado na história de Vila Real de Santo António, criando um novo segmento baseado no património e na cultura local.

Esta operação faz parte da estratégia de recuperação do património edificado da cidade e contribuirá fortemente para a notoriedade do concelho a nível nacional e internacional, promovendo a diferenciação do destino através de um turismo de qualidade superior e cultural.

O Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na atualidade, um excelente exemplo da arquitetura e do urbanismo do século XVIII.

Trata-se de uma cidade fábrica, fundada nos ideais iluministas, cuja importância está preservada no Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA, o que levou à constituição da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) do país.