Vila Real de Santo António adere à rede de Cidades Amigas das Crianças

18/10/2016

O município de Vila Real de Santo António já faz parte da rede de ‘Cidades Amigas das Crianças’, uma iniciativa promovida pela Unicef que visa promover e reforçar os direitos dos jovens nas vilas e cidades portuguesas, dando voz a sua opinião.

Com a adesão à estrutura, o concelho de VRSA compromete-se a desenvolver políticas que não esqueçam a visão dos mais pequenos - que terão agora uma palavra a dizer sobre o futuro - e a conciliá-las com o desenvolvimento, as necessidades e o bem-estar infantil.

«Na prática, queremos proporcionar a todas as crianças uma cidade segura, desenvolvida e ambientalmente sustentável. Um local onde os mais novos tenham acesso à saúde e à educação, espaços para crescer e tempo para serem crianças», afirma Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA.

Os próximos passos da iniciativa passam pela formação do órgão coordenador da rede no concelho de Vila Real de Santo António, grupo que irá trabalhar com os vários setores do município, com as escolas e outros organismos locais ligados à saúde, segurança social, cultura e desporto.

«Além disso, vamos efetuar um diagnóstico para melhor conhecermos os fatores que influenciam o desenvolvimento e o bem-estar das nossas crianças, avaliando os níveis de acesso aos cuidados de saúde ou monitorizando os recursos ao serviço da juventude, tais como os espaços de lazer ou diversão», prossegue Conceição Cabrita.

O Programa Cidades Amigas das Crianças foi relançado pelo Comité Português para a Unicef, em 2015, e insere-se na iniciativa internacional ‘Cidades Amigas das Crianças’, liderada pela UNICEF desde o ano 2000, na qual colaboram governos nacionais, administrações locais, organizações não-governamentais e outras entidades.

A adesão de VRSA ao projeto tem em consideração as várias políticas de família, de juventude e de proteção dos mais jovens que têm vindo a ser desenvolvidas no concelho de VRSA e de que são exemplo a requalificação do parque escolar, a criação da Casa da Juventude ou a atribuição gratuita de livros e material escolar.