Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Praias de VRSA conquistam Bandeira Azul, são acessíveis e têm Qualidade de Ouro

29/05/2023

Em 2023, o concelho de Vila Real de Santo António conquista, uma vez mais, a Bandeira Azul nas praias de Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota, garantindo a qualidade e excelência das suas zonas balneares.

  • Praia acessível_VRSA
  • Bandeira Azul_VRSA

Este galardão, anualmente atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), volta a dar destaque à qualidade ambiental, informação, segurança e conforto que as praias do município oferecem, reconhecendo o seu mérito turístico.

A Bandeira Azul é anualmente atribuída às praias, portos de recreio e marinas que cumpram um conjunto de critérios relacionados com quatro grupos fundamentais: a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e equipamentos e a segurança e serviços.

Um ano mais, todas as praias do município de Vila Real de Santo António galardoadas com bandeira azul estão também acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, dispondo de estacionamentos reservados, rampas de acesso, passadeiras e cadeiras anfíbias para usufruir de um banho de mar em segurança.

A utilização dos equipamentos é totalmente gratuita, bastando solicitá-los junto dos concessionários.

Em simultâneo, as cinco zonas balneares de VRSA - Fábrica-Mar, Manta Rota, Lota, Monte Gordo e Santo António - foram, em 2023, classificadas com «Qualidade de Ouro» pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

O galardão «Praia com Qualidade de Ouro» distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.