Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam ao Arquivo Municipal

Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam ao Arquivo Municipal

12/01/2017

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes recebe, no dia 20 de janeiro, a sessão inaugural da IV edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana.

A iniciativa está dividida em três datas, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar temas ligados à história do Baixo Guadiana, onde o «Grande Rio do Sul» assume um papel central.

O primeiro encontro realiza-se no dia 20 de janeiro, às 10h00, e inicia-se com a comunicação «O movimento associativo no Algarve: sociabilidade, cultura e património no Baixo Guadiana», conduzida por Patrícia Palma, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Estudos Portugueses.

A sessão inaugural irá ainda abordar a questão da gestão alimentar no período medieval cristão, com a investigadora em património e história local e doutora em História, Luísa Martins.

À tarde, a partir das 14h00, as jornadas reservam uma visita à vila de Cacela Velha, sob o tema «Hábitos alimentares a partir do registo arqueológico», conduzida pela arqueóloga Catarina Oliveira.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.

Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projeto que envolve os municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte (Espanha) e tem como missão a partilha cultural na fronteira do Guadiana.

As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 17 de março e 26 de maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do email arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.