Torneio da UEFA de seleções sub-16 traz «olheiros» dos grandes clubes europeus a VRSA

30/01/2017

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 9 e 20 de fevereiro, a V edição do Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16, comprovando, uma vez mais, a qualidade das suas infraestruturas desportivas, procuradas por equipas de topo mundial.

Tendo em consideração a qualidade do futebol praticado, a competição irá atrair até Vila Real de Santo António dezenas de «olheiros» de vários emblemas de todo o mundo, o que poderá significar, para os jovens jogadores, a possibilidade de, num futuro próximo, virem a integrar os plantéis dos «grandes» do futebol.

Neste momento, encontram-se já confirmados pedidos de acreditação de «scouts» (ou na gíria, «olheiros») de clubes como o Manchester City, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Barcelona, Real Madrid, Paris Saint-Germain, AC Milan, Juventus, Arsenal e Valência. A esta lista juntam-se técnicos dos três grandes do futebol português.

O evento terá a forma de torneio quadrangular e junta as seleções de Portugal, Alemanha, Holanda e França. É organizado pela UEFA e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Câmara Municipal de VRSA e da VRSA SGU.

De acordo com Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, «para muitos destes atletas, esta competição, realizada em VRSA pelo quinto ano consecutivo, representa um passaporte para os grandes clubes europeus e pode abrir portas a uma carreira internacional na alta competição».

O torneio de masculinos decorre nos dias 9, 11 e 13 de fevereiro, enquanto o de femininos tem lugar a 16, 18 e 20 de fevereiro.

Estima-se que cada equipa participante no Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16 traga até ao Complexo Desportivo de VRSA cerca de 30 elementos (jogadores, equipa técnica e staff) que, durante a fase de jogos, ficarão alojados em diversas unidades hoteleiras do concelho.

A escolha de Vila Real de Santo António para esta competição é sinal do reconhecimento da qualidade e projeção do Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que tem atraído provas de interesse mediático – como são os casos da Algarve Cup ou da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo – e dezenas de estágios de seleções nacionais e internacionais.

Horários dos jogos:

Masculinos