Projeto Eco-Humanitário «Refood» chega a VRSA

30/10/2017

Vila Real de Santo António recebe, na próxima sexta-feira, dia 3 de novembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a apresentação do projeto Refood.

A iniciativa pretende acabar com o desperdício dos alimentos preparados e com a fome nos bairros urbanos reforçando os laços comunitários locais.

Para tal, é feito o reaproveitamento dos desperdícios alimentares preparados, através da recolha de comida em restaurantes, padarias, cafés, pastelarias, hotéis, etc. e a sua distribuição por famílias carenciadas.

A apresentação pública do projeto em Vila Real de Santo António contará com a presença do seu mentor, Hunter Halder, e visa lançar as bases para a criação de um núcleo desta organização independente, sem fins lucrativos, no concelho, baseado 100% em trabalho de voluntariado.

Eliminar o desperdício de alimentos e a fome, envolvendo toda a comunidade numa causa comum é a missão da Refood, que aspira a um mundo novo onde todos têm a comida de que necessitam e em que se reduz significativamente a quantidade de resíduos produzidos nas cidades.
Um estudo e reflexão sobre desperdício alimentar, levado a cabo pelo Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, apurou que, em Portugal, há um desperdício de um milhão de toneladas de alimentos por ano.

Sobre o projeto «Refood»

O projeto Refood foi lançado em Lisboa, a 9 de março de 2011, por Hunter Halder, que começou a recolher a comida e a entregá-la a quem precisava, montado numa bicicleta. No primeiro ano, o movimento, ainda embrionário, recebeu o «Prémio de Voluntariado Jovem Montepio».

Após 5 anos, existem em Portugal 25 núcleos Refood, onde mais de 4.000 voluntários resgatam 46.000 refeições por mês, a partir de 900 parceiros de fontes de alimentos, e servem 2.500 beneficiários, tendo a organização crescido de forma exponencial.

Documentos para Download