Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA inicia obra de requalificação da marginal de Monte Gordo

06/12/2017

O município de Vila Real de Santo António deu início à obra de requalificação da marginal da praia de Monte Gordo. A intervenção está avaliada em 1,8 milhões de euros e visa a requalificação paisagística das zonas de lazer da principal estância balnear do concelho.

Desenvolvida a par da construção do Passadiço de Monte Gordo - que caminha agora para a II fase, com a edificação dos novos apoios de praia - estas duas obras irão permitir a revitalização de toda a Frente Marítima de Monte Gordo. O objetivo: dinamizar esta zona turística e qualificar e ordenar o espaço público.

O projeto irá incidir sobre quatro áreas específicas da marginal: jardim (grupo nascente), praça do casino (grupo central), parque infantil (grupo poente) e calçadão, ao longo das quais serão colocados quiosques, esplanadas e estruturas de sombreamento.

Em paralelo, está prevista a repavimentação de algumas artérias, a criação de pontos de estadia e circulação com condições de conforto, bem como a instalação de estabelecimentos de restauração e bebidas ou espaços comerciais associados à economia de praia.

Este conjunto de trabalhos permitirá dotar Monte Gordo com novas oportunidades de investimento numa área até agora desaproveitada, permitindo, em simultâneo, o cumprimento dos regulamentos e planos em vigor.

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «estas medidas visam uma requalificação geral e cuidada do espaço público na frente mar de Monte Gordo, trazendo novos equipamentos capazes de dinamizar esta área durante o horário diurno e noturno e criando novas zonas de lazer, restauração e comércio».

«Trata-se de uma operação sem precedentes que irá apostar em equipamentos de qualidade, com baixa densidade urbanística, proporcionando a Monte Gordo a manutenção das mais elevadas taxas de ocupação hoteleira do Algarve», prossegue a autarca.

O conjunto de trabalhos deverá estar concluído até ao final de maio de 2018, prevendo-se um investimento global de cerca de 12 milhões de euros (investimento público e privado).

Recorde-se que a construção dos 18 novos apoios de praia, cujas estruturas serão constituídas por materiais uniformizados que ficarão ao mesmo nível do passadiço, terá início já em janeiro de 2018.