Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António renova pista de atletismo

19/12/2017

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António acaba de renovar a sua pista de atletismo, proporcionando ainda melhores condições a todos os atletas de alta competição que diariamente elegem este equipamento para os seus treinos e estágios.

O investimento esteve a cargo da empresa municipal VRSA – Sociedade de Gestão Urbana (SGU) e ascende aos 100 mil euros. A intervenção incidiu maioritariamente no pavimento dos corredores 1 e 2, que foram alvo de um retopping.

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «esta obra cumpre a ambição de dotar o Complexo Desportivo com condições de excelência e responde às exigências das mais de 45.000 utilizações anuais daquele espaço».

A requalificação foi igualmente projetada tendo em consideração a aproximação da temporada principal dos estágios desportivos, época em que o Complexo Municipal recebe dezenas equipas nacionais e europeias, assim como diversos torneios de futebol masculino e feminino.

Recorde-se que o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António foi integrado, em 2015, pela Fundação do Desporto, na rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo (CAR), estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.

Atualmente, é um dos mais credenciados equipamentos a nível nacional e europeu, recebendo anualmente perto de 7 mil estágios desportivos. Integra ainda, nas suas estruturas de topo, um centro médico.

Entre os atletas que habitualmente procuram o equipamento para a realização de treinos destacam-se nomes como Patrícia Mamona (triplo salto), Francis Obikwelu (velocidade), Marcos Chuva (salto em comprimento) ou Nelson Évora (triplo salto).

Os CAR são uma rede de infraestruturas desportivas com valências especializadas e orientadas para a investigação, aperfeiçoamento e treino de praticantes de alto rendimento ou de seleções nacionais e têm como objetivo promover o desenvolvimento das várias modalidades desportivas segundo padrões internacionais.