Áreas EstratégicasGabinete VRSA EmpregoEurocidade do GuadianaAssociativismo

Biblioteca Municipal recebe fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura

22/02/2019

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas recebeu, no dia 20 de fevereiro, a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura 2019.

Nesta etapa, participaram o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, com alunos da Escola Secundária de Vila Real de Santo António e da Escola D. Fernando de Vila Nova de Cacela, e o Agrupamento de Escolas D. José I, com alunos da Escola Básica 2/3 de Vila Real de Santo António e da Escola Básica 2/3 de Monte Gordo.

Dos oito participantes, foram apurados três alunos do 2º ciclo e três do 3º ciclo que irão agora representar o concelho de Vila Real de Santo António, na fase intermunicipal, em Albufeira, no próximo dia 2 de abril.

A 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 3 de outubro de 2018, data oficial de abertura, e o dia 25 de maio de 2019, dia da grande final, em Braga.

O objetivo central do concurso é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários os alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:

1. Fase Escolar – engloba as provas nas escolas, fazendo intervir as Bibliotecas Escolares, com o apoio das Bibliotecas Públicas Municipais;
  1. Fase Municipal – engloba as provas nos municípios, fazendo intervir as Bibliotecas Públicas Municipais, com o apoio das Bibliotecas Escolares;
  1. Fase Intermunicipal – engloba as provas no território das Comunidades Intermunicipais (CIM) / Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP), Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), fazendo intervir as Bibliotecas Públicas Municipais, com o apoio das Bibliotecas Escolares;
  1. Fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.